terça-feira, julho 15, 2008

Noites de Fátima


Nossa Senhora de Fátima: Centro Social carece de ampliação
Todos os anos, comunidade, associações, Igreja e Junta de Freguesia juntam-se em torno do mesmo projecto: Noites de Fátima
Noites de Fátima” acontece no primeiro fim-de-semana de Julho, desde há três anos, no largo da Igreja Paroquial. Uma iniciativa do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, mas que conta com a envolvência e apoios da comunidade, da Junta de Freguesia local, além de várias associações (Associação de Teatro, Associação Cultural e Desportiva da Barroca, entre outras). Durante três dias, o centro da freguesia tem sido marcado por momentos culturais, de animação e convívio, sendo este, aliás, o grande objectivo do projecto. “Promover a interacção e aproximação entre o Centro Social e a comunidade, é o grande objectivo de Noites de Fátima”, sublinhou ao nosso jornal o Padre Manuel Augusto de Oliveira. Um propósito que, na sua opinião, tem sido amplamente conseguido, verificando uma progressiva adesão da população às actividades preparadas para estes dias, desde teatro a música, tasquinhas, convívios, jogos, marchas populares, venda de trabalhos manuais, ranchos e muito mais.
Trabalho comunitário
Por outro lado, com a envolvência da população, o Centro Social consegue conhecer o trabalho comunitário que tem vindo a desenvolver. Esta é uma estrutura que conta com as tradicionais valências para a infância (Creche, Jardim de Infância e ATL), frequentadas por cerca 112 crianças, além de dar apoio domiciliário a 20 famílias, especialmente idosos carenciados. Conta com 22 funcionários e oito a 10 voluntários. Neste momento, as valências infantis são as que mais procura registam, havendo uma lista de espera de mais de 30 crianças.