segunda-feira, abril 18, 2011

jnnf, ano XLV, nº 410 (Março-Abril 2011)


S A N T A   P Á S C O A  2 0 1 1
 
Editorial
A Dívida Soberana - Sete mandamentos para atravessarmos a crise
clip_image001
1º - A primeira de todas as dívidas soberanas, e certamente a mais fundamental, é aquela que cada um de nós mantém para com a Vida. Essa dívida nunca a pagaremos, nem ela pretende ser cobrada. Reconhecer isso em todos os momentos, sobretudo naqueles mais exigentes e confusos, é o primeiro dos mandamentos.
2º - Se a maior de todas as dívidas soberanas é para com um dom sem preço como a vida, cada pessoa nasce (e cresce, e ama, luta, sonha e morre) hipotecada ao infinito e criativo da gratidão. A dívida soberana que a vida é jamais se transforma em ameaça. Ela é, sim, ponto de partida para a descoberta de que viemos do dom e só seremos felizes caminhando para ele. É o segundo mandamento.
3º - O terceiro mandamento lembra-nos aquilo que cada um sabe já, no fundo da sua alma. Isto de que não somos apenas o recetáculo estático da Vida, mas cúmplices, veículos e protagonistas da sua transmissão.
4º - O quarto mandamento compromete-nos na construção. Aquilo que une a diversidade das profissões e as amplas modalidades do viver só pode ser o seguinte: sentimo-nos honrados por poder servir a Vida. Que cada um a sirva, então, investindo aí toda a lealdade, toda a capacidade de entrega, toda a energia da sua criatividade.
5º - A imagem mais poderosa da Vida é uma roda fraterna, e é nela que todos estamos, dadas as nossas mãos. A inclusão representa, por isso, não apenas um valor, mas a condição necessária. O quinto mandamento desafia-nos à consciência e à prática permanente da inclusão.
6º - As mãos parecem quase florescer quando se abrem. Os braços como que se alongam quando partem para um abraço. O pão multiplica-se quando aceita ser repartido. A gramática da Vida é a condivisão. Esse é o mandamento sexto.
7º - O sétimo mandamento resume todos os outros, pois lembra-nos o dever (ou melhor, o poder) da esperança. A esperança reanima e revitaliza. A esperança vence o descrédito que se abate sobre o Homem. A esperança insufla de Espírito o presente da história. Só a esperança, e uma Esperança Maior, faz justiça à Vida.
Pe José Tolentino Mendonça
 
Mariana Lopes a caminho da Fase Final do Campeonato da Europa
clip_image003
A jovem jogadora Mariana Lopes, de Verba, atleta do Alavarium e internacional Sub 17 desde 2010, teve um papel preponderante na qualificação da Selecção Nacional de Andebol (Juniores B Femininas) para o Europeu de Sub-17 que se realizará na República Checa, de 23 de Junho a 3 de Julho de 2011.
A jovem jogadora Mariana Lopes, de Verba, atleta do Alavarium e internacional Sub 17 desde 2010, teve um papel preponderante na qualificação da Selecção Nacional de Andebol (Juniores B Femininas) para o Europeu de Sub-17 que se realizará na República Checa, de 23 de Junho a 3 de Julho de 2011.
A "nossa" atleta, depois de ter participado no estágio que decorreu em Leiria de 9 a 13 de Março, mereceu novamente a chamada dos responsáveis federativos, e me particular da seleccionadora nacional, Filomena Santos, tendo alinhado, como titular, nos jogos que decorreram em Alcanena, contra as selecções da Macedónia (25.03) Rússia (26.03, jogo transmitido em directo pela RTP2) e Montenegro (27.03).
clip_image028
Alinhando em todos os jogos, como titular, Mariana Lopes ("Ferreira", assim é conhecida) teve um papel preponderante no passaporte da selecção portuguesa para o Europeu da categoria.
Depois da vitória inicial sobre a Macedónia por claros 27-19, as jovens lusas não resistiram ao poderio da forte formação russa no segundo jogo, tendo perdido por 34-23 (as russas venceram os três jogos da competição). Na última e derradeira jornada era imperioso Portugal ganhar à selecção de Montenegro para assegurar o segundo lugar. E num jogo bastante emocionante, com as bancadas repletas de público, Portugal venceu as montenegrinas por 31-29, com sete golos da Mariana, que foi a segunda melhor marcadora do encontro, que teve lugar no Pavilhão Desportivo de Alcanena.
Portugal e Rússia são as duas selecções do grupo 7 que vão estar na fase final do Campeonato da Europa de Sub 17 femininos.
clip_image030
Notícia de Nariz e Fátima endereça os parabéns à Mariana, extensivo a seus pais e irmão - também ele atleta, no SC Beira Mar -, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e desportivas. Ao mesmo tempo fica a torcer por novas chamadas à equipa das Quinas. E claro, desejamos que traga uma medalha da República Checa, pois claro!
- Força, Ferreira! Nariz está contigo!
Mário PC Martins
 
 
Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB) em construção
clip_image005
clip_image007
Ergue-se uma cidade (de lixo) mesmo à nossa porta!
Todos os dias ganha maior dimensão o que vai ser a UTMB.
Continua por resolver o acesso. Continuam as preocupações: como é que vai ser “alimentado” aquele monstro? Será que está criada a comissão de peritos de clip_image011qualidade do ar, de água, solos, para clip_image009acompanhamento e monitorização desses elementos? Estarão feitos os estudo científicos da qualidade actual para comparação posterior?



12º TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL “ TORNEIO MANUEL NETO”
21, 22 e 23 de Abril de 2011
A Associação Recreativa e Cultural da Barroca, como vem sendo hábito, na quadra festiva da Páscoa, irá organizar o 12º torneio de Futebol Juvenil. A partir desta data e em homenagem a um Homem que dedicou a sua vida ao futebol juvenil em Aveiro e, nos últimos anos em particular no Barroca, este torneio passará a chamar-se “TORNEIO MANUEL NETO”.
A Direcção do Barroca entendeu expressar, deste modo, uma merecida e simbólica homenagem ao Homem que veio dinamizar o Futebol juvenil desta colectividade. A dedicação sem limites ao Clube, aos jovens atletas, a força e intensidade com que vive todos os jogos e treinos e a serenidade e sabedoria que transmite nas situações mais complicadas onde é necessário uma voz conciliadora foram alguns dos motivos deste sentido reconhecimento público.
Este ano o Torneio vai realizar-se para três escalões, nomeadamente, Benjamins A, Benjamins B e Infantis A, permitindo deste modo a todas as equipas do Clube participar na competição.
Foram convidadas equipas do concelho e de concelhos limítrofes, sendo que este ano e por impossibilidade de participação dos amigos Madeirenses da Ponta do Sol, a Direcção do Clube entendeu convidar, mais uma vez, a equipa da Corunha, Espanha - O Maravilhas, dando assim um carácter internacional ao evento.
Assim, para além de três equipas do Barroca participam as equipas do Requeixo, Taboeira, Estrela Azul de Cacia, Eixense, Oiã, Águas Boas, Águeda, Ala Arriba de Mira e o Maravilhas de Espanha.
Similarmente, a anos anteriores, o torneio continuará a ser abrangente e para isso irão contribuir os pais dos atletas com um papel muito importante. Também eles são convidados a participar e poderão jogar na sexta-feira à tarde o tradicional jogo dos Pais e das Mães, serão o Pais dos Infantis a defrontar os Pais dos Benjamins e do mesmo modo para as Mães. Desta forma, o Barroca pensa dar uma maior envolvência ao torneio com a entrada dos pais e assim poderemos ver os mais novos a incentivar os mais velhos e vice-versa.
OS NÚMEROS DO TORNEIO
12 – Equipas Participantes
180 – Jovens futebolistas a competir
9 – Horas de competição
20- Voluntários a apoiar na organização
4 – Equipas de Arbitragem disponibilizadas pela Associação de Futebol de Aveiro
21- Troféus
1 - Livro do torneio
32- Empresas patrocinadoras
4000 € - Orçamento previsto para a realização do torneio
Sendo a Formação Juvenil umas das principais apostas da A.R.C. da Barroca, o evento assume uma importância extrema e é por este motivo que, apesar das dificuldades, a Associação coloca neste torneio todo o seu empenho e energia, fomentando desta forma o convívio entre os atletas ao mesmo tempo que permite fazer a divulgação do Clube e da Freguesia.
Para o sucesso do torneio, o Barroca conta mais uma vez com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e da Câmara Municipal de Aveiro, que irão apoiar na logística do torneio.
Esperamos que outras pessoas possam contribuir com a sua presença apoiando, deste modo, os jovens atletas e Pais que aceitem o desafio de participar neste torneio.
 
 
Movimento Paroquial
Nariz
SEMANA SANTA 2011 (Horários das Celebrações)
Domingo de Ramos (17/04/2011)
09:00h – Concentração no Largo do Cruzeiro. Benção dos Ramos. Procissão de Ramos para a Igreja Matriz onde continua a Celebração da Eucaristia do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Celebração Diocesana do Dia Mundial da Juventude, nas diversas paróquias do Arciprestado.
14:00h – Encerramento da Visita Pastoral do Sr. Bispo ao Arciprestado de Oliveira do Bairro. Celebração Diocesana do Dia Mundial da Juventude, em Oliveira do Bairro.
Quinta-feira Santa (21/04/2011)
10:00h – Missa Crismal, na Sé de Aveiro, presidida por D. António Franscisco dos Santos.
20:00h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial. Haverá adoração do Santíssimo Sacramento até à meia-noite.
Sexta-feira Santa (22/04/2011) 
14:30h - 15:30h – Tempo de Oração, na Igreja Matriz.
20:00h – Celebração da Paixão do Senhor e Via-Sacra pública, com início na Capela de Verba, passagem pela Vessada e a terminar na Igreja Paroquial.
Sábado Santo (23/04/2011)
20:00h – VIGÍLIA PASCAL, com bênção do Lume Novo e da Água, na Igreja Paroquial. (Nota: trazer a vela do Baptismo)
Domingo de Páscoa (24/04/2011)
9:30h – Missa do Dia de Páscoa, na Igreja Paroquial.
14:30h – Início da Visita Pascal, em Verba e Vessada, como costume.
Segunda-feira da oitava da Páscoa (25/04/2011)
9:30h – Missa do Dia, na Igreja Paroquial.
10:30h – Início da Visita Pascal, em Nariz, como costume.
Pela catequese
clip_image013
clip_image015
“Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”
Dentro deste espírito diocesano, a catequese em Nariz continua a fazer caminhada de Quaresma. “Confia”, “Descobre”, “Dá”, “Crê”, “Transforma”, “Entrega”, “Anuncia”. É com estas atitudes que vamos deixando a marca dos nossos passos a caminho, para que toda a comunidade possa viver também neste espírito de confiança, descoberta, partilha, fé, transformação e entrega a uma vivência pascal anunciando a ressurreição de Jesus Cristo.
Inserido nesta dinâmica, o 9.º ano de catequese celebrou a festa dos sacramentos no dia 20 de Março procurando dar uma explicação de cada sacramento ao longo da Eucaristia.
No dia 2 de Abril, o mesmo grupo quis viver um dia diferente e viveu um mini-retiro. Pensamos que foi muito positivo, tanto pelas propostas apresentadas, mas sobretudo pelas respostas e empenho de todo o grupo. Foi apenas mais uma sementeira, veremos mais tarde o fruto que dará. Para já há que cuidar do seu crescimento.
O grupo é constituído por Ana Rita, Bruna Carvalho, Diogo Carlos, Jéssica Rodrigues, Márcia Santos, Vanessa Estêvão e o catequista.
M.S.
Amigos do Jornal
Póvoa do Valado
Albino Santos Freitas - 5,00€; Paulo Marques (Raso) - 10.00€; António Pinheiro (Cavadinha) – 10,00€; Victor Almeida (Cavadinha) - 10,00€; Rosa Magalhães - 5,00€
Mamodeiro
Manuel Saraiva Pinheiro - 7,00€; Margarida Castro Albino - 5,00€; Alberto Sequeira - 5,00€; Benvinda Ferreira Costa - 10,00€; Anónimo - 5,00€
Verba
António Blandino 6,00 € ; Carlos Arcénio Neto 10,00 € ; Hélder Freire 5,00 € ; Arménio Oliveira Barros 6,00 € ; Aurélio Cerêjo Barros 10,00 € ; Laurinda Carvalho 5,00 € ; Almerinda Lopes Santos 5,00 € ; Cesaltina Simões Jacinto 6,00 € ; Horácio Sousa Jacinto 7,00 € ; Belmira Ana 5,00 € ; António Maia 10,00 € ; Manuel dias (Verba) 10,00 €; António Júlio V. Lopes (Verba) 5,00 €: Mário Jacinto (Verba) 5,00 €; Fernanda Barros (Verba) 20,00 €; António Cândido Jacinto (Verba) 10,00 €; Emanuel Simões (Verba) 7,20 €; Gil Casal Ferreira (Verba) 5,00 €; Carlos Simões (Verba) 5,00 €
Nariz
- Mabilde Ruivo  5,00; - Manuel Costa   5,00; - Carlos Franco  10,00; - António Rebolo    10,00; - António Filipe    9,00; - Miguel Nunes    5,00; - Almerinda Belém    5,00; - Acácio Ribeiro   10,00; - Manuel Marques Fernandes   10,00; Belarmino Ferreira de Oliveira 10,00 € ; Carlos Ferreira Oliveira 10,00 € ; Francisco António F. M. Morgado 10,00 € 
 
clip_image017Armazéns Reis (Mamodeiro) – Prémio de Excelência
No número anterior demos nota desta distinção. O nosso jornal, associando-se a todos os que contribuem para o desenvolvimento das nossas comunidades, realce um pouco da história e das circunstâncias deste reconhecimento.
Iniciada a actividade em Março de 1990, os Armazéns Reis acabam de celebrar o seu vigésimo aniversário. Um caminho longo, de muito trabalho e sucesso, que transformaram uma empresa familiar numa marca de referência na região.
Com a sua área de actuação centrada na comercialização de materiais de construção, bricolage, decoração e jardim, os Armazéns Reis têm vindo a adaptar-se à evolução crescente do mercado. Actualmente ocupam um lugar de destaque e de liderança no distrito de Aveiro, sendo uma empresa reconhecida em toda a região e que tem como objectivo a curto prazo o alargamento ao mercado nacional.
A sua presença bastante forte no mercado e o seu grande know-how do modo de funcionamento do mesmo permitiu já a abertura, em 2008,  de uma filial nos Açores, na ilha de Santa Maria, a Barretazul - Comércio de Materiais de Construção, S.A.  
São 12 as áreas em que a empresa se centra. Desde a construção, às ferramentas, higiene e segurança no trabalho, decoração e utilidades, electricidade e iluminação, rega e jardim, canalização e saneamento, cerâmica e sanitários, cozinhas e electrodomésticos, climatização, madeiras, ferragens e arrumação e, ainda, tintas e drogaria. Uma vastíssima gama de oferta de produtos e serviços que proporcionam ao cliente a possibilidade de, no mesmo espaço, encontrar tudo o que precisa para a realização dos seus projectos, profissionais ou particulares.
Com esta comodidade e com a qualidade e experiência de quem está há 20 anos a servir mais e melhor, os Armazéns Reis dispõem de quatro espaços diferenciados e orientados em função dos seus vários tipos de clientes.
No Espaço BRICO funciona o sistema de hipermercado moderno, numa vertente self-service, onde o cliente poderá encontrar desde ferramentas a todo o tipo de material relacionado com o jardim, madeiras, campismo, e decoração, numa oferta variada e organizada por secções
O Espaço HOME é dedicado à cerâmica, sanitários e todos os materiais de acabamento, numa exposição com 1200 m2. Uma equipa de vendas especializada está ao seu dispor, num atendimento personalizado que o ajudará a encontrar soluções adequadas ao seu gosto.
Orientado para os profissionais das mais diversas áreas, existe o Espaço PRO, com materiais de primeira qualidade a preços absolutamente competitivos.
Já o Espaço EXPORT é vocacionado para trabalhar o mercado externo e é apoiado a 100% pelo nosso departamento comercial. 
“Agarrados ao BTT”, nova associação em Nª Sª de Fátima
clip_image019
É com grande alegria que publicamos a criação de uma nova associação com uma forte base de apoio de pessoas da nossa freguesia. A equipa anteriormente conhecida por Teixeira & Tavares - Volybox - Lidersun, decidiu tornar-se uma associação e com esta mudança vai passar a ser conhecida por Agarrados ao BTT Clube.
Um dos objectivos desta associação é organizar uma prova BTT, prova essa que já está em marcha (ver artigo neste Jornal sobre I Rota da Mamoa), para além de promover a prática de desporto, o uso da bicicleta e o contacto com a natureza . Mais informações podem ser encontradas em www.agarradosaobtt.blogspot.com.
Numa altura de tantas dificuldades, é de salientar a atitude deste grupo de pessoas que com o seu esforço e dedicação, procuram trabalhar em prol do bem comum e levar o bom nome das suas terras mais além. 
Teatro em movimento
27 de Março de 2011, salão polivalente da Freguesia de Nª Sª de Fátima, DIA MUNDIAL DO TEATRO.
clip_image021
clip_image023
Pela primeira vez na história desta jovem freguesia de quase 26 anos, foi celebrada esta efeméride, realizada à escala mundial desde 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro da UNESCO. A nossa humilde Associação, aliou-se à comunidade cénica e organizou uma pequena festa, juntando 3 vertentes da palavra como meio de comunicação: O teatro, a poesia e a música. Os nossos conterrâneos e nem só, foram convidados a partilhar este momento e mais uma vez, marcaram presença em grande número nesta celebração que começou por almoço servido pela Associação. Perto das 15 horas, deu-se início à abertura do programa cultural com a Ana e o Virgílio, fazendo uma pequena apresentação alusiva à efeméride e ao papel do teatro no mundo. Seguiu-se depois a comédia de Augusto Branco, “2 criados em apuros”, e logo de seguida o primeiro momento de poesia com o Virgílio a recitar um poema de Augusto Branco, “No teatro”.
clip_image025
Seguiu-se um fantástico momento musical com a banda NSG (Non Stress Generation-Geração sem stress), que inclui 2 jovens da nossa freguesia: a Stephanie Marques e o Carlos Dinis Vieira que durante 1 hora, puseram os nossos conterrâneos a “abanar o capacete”. Teve a nossa Associação o privilégio de apresentar à nossa comunidade, este grupo de corajosos jovens. Desejamos o maior sucesso no futuro. Depois o Virgílio recitou um poema da sua autoria sobre o valor da amizade: “Hino aos meus amigos”. O espaço de “Conta histórias”, serviu para o Virgílio “descascar o palco”, explicando ao público toda a mecânica e funcionamento dentro e fora de cena, e que normalmente o público não vê. Seguiu-se, mais um momento de teatro com um pequeno texto da autoria da Cidalina Branco Lameiro: “Consulta rápida”. Depois procedeu-se ao sorteio dos prémios em exibição no local derivado da venda de rifas. Finalmente cantou-se o hino da Associação. A Direcção, agradece a todos os nossos conterrâneos o apoio e o carinho demonstrado, à Junta de Freguesia e a todos quantos participaram e ajudaram anonimamente a erguer este evento, que pela aceitação do público será para repetir anualmente.
I BTT Rota da Mamoa
Os” Agarrados ao BTT Clube” estão a organizar um evento desportivo, tendo em vista a promoção do desporto na nossa região.
Trata-se da "I BTT Rota da Mamoa". Com um percurso aproximado de 50 Km, que passa pelas localidades da Póvoa do Valado, Mamodeiro, S. Bento, Perajorge, Requeixo e Carregal, e como ponto passagem obrigatório a tão cobiçada MAMOA em Mamodeiro. Quem não se lembra de ouvir falar neste monumento, que há muito foi esquecido pela população, mas que deu muito que falar sobretudo por aqueles que seguiam as placas que outrora estavam junto à N235 e davam em "lado nenhum".
Os Agarrados ao BTT, com o apoio da Junta de Freguesia de Nª Sª de Fátima e de alguns amigos foram em busca da famosa Mamoa. Encontrámos um local hermo e cheio de vegetação a ocupar os meandros das escavações que ali caíram no esquecimento.
Pois bem... MÃOS À OBRA e o local estará (à data da Prova, 19 de Junho de 2011) novamente visitável e acessível à população.
A organização conta já com o apoio da Associação Recreativa e Cultural da Barroca (para a partida e banhos), algumas entidades e empresas, e espera fazer neste dia um grande convívio para todos os participantes, bem como para os familiares e amigos, pois haverá um almoço e atividades para os mais pequenitos!
Para mais informações poderão consultar a página da organização em:www.agarradosaobtt.blogspot.com, mas avançamos já com algumas informações importantes:
Secretariado:
Local: Campo de Futebol A.R.C. Barroca (Nª Sª de Fátima)
Horário: Dia 18 de Junho (sábado): 15h00 às 20h00
Dia 19 de Junho (domingo): 7h00 às 9h00
Partida:
Local: Campo de Futebol A.R.C Barroca
Briefing: 09h00m
Horário da partida: 09h30m
Chegada
Local: Largo da Junta de freguesia / Igreja de Nossa Senhora de Fátima
O controlo final de chegada encerra às 15h30m
Primeiro passeio BTT de Nariz
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) com os apoios da Junta de Freguesia de Nariz e da Padaria Largo de Nariz, organizou, no Sábado, dia 2 de Abril, o I Passeio TT para Motos “2 rodas” e “4 rodas”.
Para esta actividade salutar e de convívio, a organização preparou o seguinte programa:
08H00 – Concentração no Campo de Futebol do Porto de Ílhavo.
08H30 – Abertura do Secretariado.
09H00 – Início do Passeio.
10H30 – Intervalo para Pequeno-almoço.
13H00 – Almoço.
15H00 – Gincana no Campo de Futebol do Porto de Ílhavo.
A fazer melhor que em 2009-2010
AD Nariz ganha mais pontos fora de casa
clip_image027
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) apesar de ocupar o antepenúltimo lugar da tabela classificativa no Campeonato Distrital da 2.ª divisão (série B), está a fazer um campeonato (muito) melhor que o da época passada, na qual se estreou em competições oficiais da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).
Contando, até ao momento, com três vitórias, todas fora de casa (é obra!), e quatro empates (três fora e um em casa), a equipa de Nariz tem levado o nome da Freguesia a vários locais da Região, desde Águeda a Vagos, passando por Albergaria-a-Velha e Ílhavo.
O pouco público que tem acorrido aos jogos da equipa no Campo Desportivo do Porto de Ílhavo, não tem sido o verdadeiro "12.º jogador " que falta para trazer mais vitórias, sobretudo em casa. Certamente que a sua presença galvanizaria os nossos rapazes para mais pontos e mais espectáculo.
Ainda faltam nove jogos, cinco em casa, sendo dois "deles "derbys" (ADNariz - ADCSosense, dia 01.05.2011 e ADNariz - ADRequeixo, dia 12.06.2011, última jornada).
- Vamos TODOS APOIAR a EQUIPA de todos os narienses. "Nariz Olé Olé!"
Mário PC Martins
































































































































domingo, abril 10, 2011

jnnf, ano XLV, nº 409 (Janeiro-Fevereiro 2011)

 
Editorial
clip_image002

O que é mais importante fazer?
O discernimento, a escolha que temos de fazer, de forma mais elaborada ou comum, muito provavelmente está associado às três grandes faculdades do ser humano: inteligência, vontade, afecto. Portanto, opta-se pelo que se conhece ou quer conhecer; pelo que desenvolve a capacidade de realização; pelo que permite dilecção – é este aspecto em particular que Saint-Exupery desenvolve no “Principezinho": Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante para ti.
Este “tempo”, o que dispomos para preparar os marcos da vida, é determinante, portanto, em todos os actos, em todas as organizações. É óbvio que quanto maior é a importância de certo acontecimento maior deve ser a preparação (“quanto maior é a nau maior é a tormenta”). Um aniversário, o nascimento de um filho, o casamento, a festa da nossa terra, a chegada de um familiar,… até os encontros comuns entre amigos, tudo requer do anfitrião determinado tempo; tempo para planear, para organizar, prepar e prepar-se,… como, quando, o que quer que seja.
Assim, estes dias que vivemos, o nosso olhar está colocado novamente no deserto. No deserto da Líbia, da Tunísia, do Egipto,… que desperta tumultos e cria apreensão à humanidade; no deserto de carestia de bens essenciais que indiciam precariedades e privacidades!
Mas é também do mesmo deserto que recebemos sinais (da História) da Salvação: a esperança numa nova era, a libertação.
O mais importante é colocarmos as nossas faculdades orientadas para o bem comum; não faltam sinais que as nossas comunidades sabem discernir o que é justo e bom para todos. Temos, isso sim, de descobrir onde se quer chegar; não importa muito o caminho que cada um tome, é importante é que, porque é Quaresma, saibamos onde nos vamos encontrar!
M. Oliveira de Sousa
Aniversário do Notícias de Nariz e Fátima (Março de 1967-2011)
No mês do seu aniversário convida todos os que têm, a título individual ou em grupo (associativo, empresarial,…), vamos contar a nossa história
Colóquio: Nª Sª de Fátima há 50 anos!
Todos nós temos um acontecimento, fotografias, experiências, episódio que ilustram o que fizemos nestes cinquenta anos. Quer colaborar na elaboração de uma enciclopédia desses acontecimentos?
Vamos registar, se possível em livro, tudo o que temos na memória e o que podemos investigar sobre o teatro, os ranchos, a agricultura, a indústria, o desporto, as instituições,…
Dia 22 de Abril às 18 horas (após a celebração de Sexta-feira Santa), REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJECTO.
Contamos com todos, independentemente da formação ou profissão, quer esteja a residir cá ou fora da nossa terra.
Venha, depois decidirá se pode ou não colaborar. Temos a certeza que sim!
PS: a Direcção do NNF agradece a todos os que, directamente ou pelas plataformas electrónicas, deram os parabéns ao nosso jornal. Obrigado. Vamos continuar com o apoio de todos.
Visita Pastoral à Paróquia de Nariz

clip_image004
Decorreu de 17 a 20 de Fevereiro a visita Pastoral à nossa paróquia de Nariz. Apesar de ter sido muito curto o tempo da visita e as reuniões terem sido muito concentradas, «todos» os que quiseram, incluindo doentes e idosos, tiveram a oportunidade de ver, de cumprimentar, de estar com o nosso Bispo D. António Francisco dos Santos.
clip_image006Mesmo as crianças, os adolescentes e os jovens puderam dialogar com o Sr. Bispo, que pela sua simplicidade e abertura, permitia que fossem feitas perguntas, algumas talvez um pouco irreverentes como a daquele menino de 5 anos que perguntou «Bispo já rezaste hoje? Eu já rezei.». Todos nos sentimos muito bem com o pastor diocesano.
Foi uma bênção de Deus o nosso Bispo ter “acampado entre nós”. Há muitas pessoas que não têm a graça de um contacto frequente com o Bispo da diocese e por isso foi uma oportunidade quase única tê-lo presente “junto do povo” e ouvir da sua boca uma palavra de fé, de coragem e de esperança.
Neste terceiro ano de preparação do Jubileu dos 75 anos da nossa diocese, cujo lema é “A Igreja Diocesana Orante é Lugar de Esperança”, o nosso Bispo faz-nos um apelo que sejamos pessoas de oração e vivência Evangélica.
Obrigado Sr. Bispo e que nós, pessoas de Nariz, saibamos ser dignos desta visita Pastoral e sejamos uma paróquia unida, com querer e saber, vivendo na esperança e em comunhão com o seu Bispo. Obrigado.
MS
Centro Social Paroquial inaugurado


clip_image008

No sábado, foi inaugurado o Centro Social Paroquial de Nariz, que já está em funcionamento nas actuais instalações desde 2003, com valências infantis mais apoio domiciliário. O pároco e presidente da direcção do centro social exprimiu na ocasião o desejo de avançar com uma clip_image010oferta social para os mais velhos: Lar e Centro de Dia para idosos. Nesse sentido, referiu que existe um terreno, barato, com boas condições para as novas valências, e sugeriu, por isso, que a Câmara Municipal de Aveiro, representada na bênção pelo presidente, Élio Maia, elabore um plano de pormenor e destine a zona a equipamentos sociais, de modo a evitar a especulação imobiliária.
J.P.F.



























 
 
Movimento Paroquial
Nª Sª Fátima

Falecimentos
clip_image012
Em 27 de Setembro, faleceu, em Mamodeiro, JOSÉ MARIA SANTOS PINHEIRO, conhecido familiarmente por José Polónio, com 86 anos.
À sua família, que também é família do nosso jornal, apresentamos as nossas condolências acreditando que Deus acolhe com amor aqueles que sempre agiram de coração aberto e de boa vontade.
 
 
clip_image014
No dia 23 de Dezembro, faleceu, na Póvoa do Valado, José Coelho da Fonseca (91 anos), casado com Encarnação Júlia de Jesus, pai de Maria Adília de Jesus Fonseca Nunes.
O Sr José era um daqueles homens de grande têmpera, com uma vida inteira de trabalho honrado, um homem sério, de valores profundos que viveu na sua família e os transmitia no dia-a-dia das nossas comunidades porque, por força dos “Dias para fora”, privou com tantas gerações de outras famílias.
Devemos muito, todos nós, a famílias como esta que faz da sua vida autêntico serviço ao outro, à comunidade: na catequese, nos grupos variados de acção pastoral, no jornal, nas associações,… são famílias inspiradas por homens bons, que ficam para a eternidade.
clip_image016
 
 
MANUEL FERREIRA ROMÃO (55 anos ), faleceu no dia 20 de Janeiro, em Mamodeiro. A sua esposa, cunhado, sobrinhos e demais família, agradecem a todas as pessoas de suas relações e amizade, que os acompanharam nas exéquias e o seu funeral.
 
 
CONCERTO de COROS LITURGICOS
clip_image018
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, realizou-se no passado mês de Dezembro, um concerto de Coros Litúrgicos na Praça de Peixe, da Cidade de Aveiro, no qual participou o Coro Paroquial de Nª Sra de Fátima.
Foram várias as pessoas da freguesia que puderam assistir a este concerto. Não passou despercebida também a presença do nosso Bispo D. António Francisco dos Santos, que manifestou o apreço e satisfação pelo trabalho deste coro.
 
Amigos do Jornal

Nariz

Maria Marques Fernandes 5.00€; Helena Simões Vieira        5.00€; António Pereira 6,00; José Nabais 5,00; António Neves Domingues 6,00; Hermínia Eugénia 5,00; Maria Fernanda Barreto Ferreira 5,00; Emanuel Magalhães 15,00
Mamodeiro
Maria Seabra Maia - 10.00; Benilde Lameiro Ferreira - 5.00; José Ferreira Dias - 5.00; Sérgio Manuel Pinto Dias - 5.00; Armando Teixeira Pinto - 5.00; Maria Fernandes Pinheiro - 10.00; Helena Almeida - 10.00; Sara Cristina Vieira Dias - 5.00; Fernando Branquinho Dias - 5.00; Alcina Duarte - 15.00; Anónimo - 10.00; Anónimo - 15.00
Póvoa do Valado
José de Barros - 10.00; Manuel Costa Campina - 8.00; Porfírio Vieira Carvalho E Silva - 8.00; Manuel Simões Carvalho - 10.00; António Cruz - 10.00; Carminda Cebola - 10.00; Maria das Dores Oliveira - 20.00;
Bem-haja, D. António Francisco.
Bom Pastor Aveirense,
Caminho seguro
De confiança e valor:
Connosco queres continuar a caminhar,
Olhando na mesma direcção
E ao nosso redor,
Com muito amor.
Nas crianças, nos jovens e nos velhinhos
Deixas mensagens belas,
Simples e aconchegantes.
Em todos os paroquianos,
Um horizonte de fé, esperança e perseverança,
Que são a tua marca de confiança.
A tua presença entre nós,
A tua dedicação,
A tua voz
E os teus gestos
Dão-nos conforto, sabedoria e maior afecto.
Homem sempre atento, perspicaz e envolvente,
Assim estás nos corações da nariense gente.
São muitos os momentos de mensagem
Que ficam connosco
E contigo,
Que (d)escrevem a tua presença amiga
Em Nariz, na Vessada, em Verba ou no Ramalheiro.
Momentos que testemunham e perpetuam
A presença pastoral entre nós do nosso Bispo.
- Bem-haja, D. António Francisco.


Ninoska Barros





























 

Adelino Nunes Aires expõe mais e novas obras de arte naval e arte sacra

clip_image020
O Salão Nobre do da Junta de Freguesia acolheu, nos dias 19 e 20 de Fevereiro, o valioso espólio artístico de arte naval e arte sacra do artesão nariense, Adelino Nunes Aires.
A inauguração desta exposição contou com a presença do Senhor Bispo de Aveiro em no âmbito da sua visita pastoral à Paróquia. Presentes nesta cerimónia estiveram ainda o Pároco, Padre José Augusto Nunes, os membros executivos da Junta de Freguesia e vários populares.
Na sessão solene, D. António Francisco deixou palavras de agradecimento e de maior enaltecimento ao artesão nariense, autor de dezenas de obras, a maior parte ali expostas para o efeito. De forma simples e reconhecida, mestre Adelino Aires agradeceu as palavras tão sentidas e amigas do Bispo de Aveiro, seu admirador.

Mário PC Martins (texto) | António Bastião (fotos)

Novos órgãos directivos do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba
O Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba realizou, no dia 30 de Janeiro, a reunião de apresentação de contas relativas ao ano 2010 e aproveitou para apresentar publicamente os novos órgãos directivos para o ano 2011.

Direcção: Presidente: Ricardo Silva; Vice-Presidente: Maria Manuela Vieira; Secretário: Marisa Costa; Tesoureiro: Mário M. Costa.
Conselho Fiscal: Presidente: António Maio; Secretário: Joana Fonseca; Vogais: Mário Costa Estêvão; Almerinda Marques e António C. Jacinto.
Assembleia-Geral: Presidente: Manuel P. Estêvão; Vogais: Martinho Lopes; Humberto Lopes Jacinto e Manuel M. da Silva.
Mário PC Martins






27 de Março - Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI) e celebra-se anualmente a 27 de Março, em toda a comunidade teatral internacional.
O teatro, é de certeza a “Nação” mais antiga do planeta, com 20 séculos de existência desde a antiga Grécia. Mas a arte de representar, nasceu muitos séculos antes, quando o primeiro homem sentiu a necessidade de descrever para outros as suas aventuras de caça.
Provavelmente no centro do círculo à volta da fogueira, tenta transmitir aos seus contemporâneos em círculo à volta da lenha ardente que ilumina, aquece e enche de fumo o ambiente. Aquela audiência está ávida de conhecer a experiência que o narrador tenta transmitir. Dados os rudimentos fonéticos de linguagem, podemos imaginar a sua dificuldade em descrever com exactidão a flora, fauna e a geografia do terreno.
Temos nesta cena imaginada, vários elementos fundamentais à acção teatral como por exemplo, o actor (Aquele que tenta transmitir a mensagem), o palco (Espaço em redor da fogueira), a luz (Fornecida pela fogueira) e finalmente, o público (Os seus contemporâneos que o observam e tentam compreender).
Esta nobre arte, sobreviveu através dos tempos a todas as vicissitudes, como a ausência de educação artística na infância, que impede a sua descoberta e o seu usufruto; a pobreza que invade o mundo, afastando os espectadores, e a indiferença e o desprezo dos governos que deviam promovê-lo.
O teatro é um movimento vivo que comove, ilumina, alegra, exalta, revela, provoca e transgride com as suas pausas, silêncios, sombras, palavras e acção em sintonia com o público.
Parafraseando o dramaturgo Peter Brooks, diríamos que, “A única diferença entre o teatro e a vida, é que o teatro, é vida.”
Nos 50 anos da celebração desta data festiva para toda a comunidade cénica, a nossa pequena Associação faz questão de pela primeira vez, celebrar o acontecimento na nossa Freguesia, partilhando o acontecimento em conjunto com os nossos conterrâneos, promovendo o convívio, teatro, música e poesia, no nosso salão polivalente.
Programa provisório:
10.00h - Abertura do “Teatrus bar"
12,30h - Almoço
14,30h - Representação de uma comédia pela Associação Teatral de Fátima
15,15h - Espaço de poesia
15,20h - Grupo musical NSG com elementos da Freguesia de Nª Sª de Fátima
16,20h - Sessão de “Conta - histórias”
17,00h - Espaço de poesia
18,00h – Sorteio de rifas tendo como prémios
1º - 1 Leitão
2º - 1 Bicicleta
3º - 1 Mini aspirador
4º - 1 Garrafa de whisky
5º - 1 Garrafa de Porto
Encerramento com o hino da Associação
Ainda no âmbito da nossa itinerância anual, continuaremos as representações por esses palcos fora, com as peças “O golpe mortal” e “Dois criados em apuros”.
A Direcção da Associação, decidiu oferecer os donativos do espectáculo do dia 12 de Março em Verba, ao Jornal Notícias de Nariz e Fátima. Este órgão de informação, tem servido esta e outras Associações da Freguesia como meio de divulgação das suas actividades, e não podemos ignorar nem virar as costas a quem nos tem ajudado. É o mínimo que podemos fazer. É obrigação de todos nós como comunidade.
Uma palavra de muito apreço a todos quantos, com enorme esforço e missionária dedicação, se têm dedicado a manter de pé a regular edição do jornal que é também um símbolo da nossa identidade colectiva.
A Direcção
 
BTT com cores de Natal – Branco e Vermelho!

clip_image022
O toque mágico do Natal vem com a brancura e o frio, associado aparecem as experiências na neve e é uma dessas que vamos partilhar com os leitores. A equipa Agarrados ao BTT com elementos de S. Bernardo, Moita, N.ª Sr.ª Fátima…, não podia deixar de marcar a sua presença no “Assalto ao Caramulo” no dia 01 de Dezembro - vários grupos de BTT juntam as suas tropas no sopé do caramulo e a partir de vários pontos sobem até se encontrarem no topo. O inimigo estava armado com chuva, neve, frio, subidas, manadas de gado e outras surpresas. Aconselhamos esta experiência aos leitores, porque bem perto de nós, no caramulinho, o sol contrasta com a neve e dão à paisagem uma beleza única e justificativa de todo o esforço dispendido numa bela caminhada ou pedalada. Para nós esta é uma das razões, que nos faz levantar da cama tão cedo, em condições às vezes tão adversas, mas que no final só uma palavra descreve: "Espectacular !...". O evento contou com cerca de 450 betetistas de diversas zonas, Anadia, Mortágua, Águeda, e como não podia deixar de ser de Aveiro, etc…
Na manhã fria do passado domingo 19 de Dezembro, realizou-se o 1.º Passeio de Natal em BTT, sob a organização da equipa Agarrados ao BTT, com saída de N.ª Sr.ª Fátima pelas 8 horas. Participaram neste evento 32 betetistas de todas as idades, o mais novo com 12 anos e o mais “experiente” com 75 anos. O passeio permitiu espalhar a cor e alegria do Natal por algumas artérias da nossa cidade, pois todos os participantes deste evento estavam caracterizados com um barrete tradicionalmente vermelho de Pai Natal. Na chegada à praia da Barra (onde fazia um frio gélido) alguém carinhosamente ofereceu o tradicional vinho do Porto, acompanhado de umas bolachas com motivos natalícios, que deu força às pernas e aqueceu os corações, para o regresso a casa.
Agarrados ao BTT
Nova sede para a Associação Desportiva de Nariz (ADN)
clip_image026
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) inaugurou oficialmente no dia 20 de Fevereiro, domingo, a sua nova sede, situada próximo do Largo da Igreja Paroquial de Nariz e do edifício-sede da Junta de Freguesia.
Com instalações mais amplas, a ADN passa a ter melhores condições para implantar os seus serviços aos associados e simpatizantes. O espaço agora inaugurado conta com uma grande sala de convívio, um bar e uma sala de reuniões. Lá dentro é possível observar, nas prateleiras e estantes, os troféus e medalhas conquistadas por esta Associação ao longo dos últimos anos.
As instalações passam a estar abertas ao público à terça e à sexta-feira, à noite, e aos sábados e domingos, depois de almoço até ao final do dia.
Mário PC Martins (texto) | António Bastião (fotos)
Acesso à UTMB – Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico.
No dia das eleições Presidenciais, uma Comissão de Cidadãos da Freguesia de Nossa Senhora Fátima (CCNSF), recolheu assinaturas, abaixo-assinado, para legitimar a apresentação de uma proposta para o traçado de acesso à UTMB.
No dia 3 de Fevereiro, na reunião pública da Câmara Municipal de Aveiro, foi apresentada ao Executivo Camarário o abaixo-assinado, em que a população da freguesia de Nossa Senhora de Fátima manifestava a rejeição do traçado pretendido pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo em conta a existência de uma solução alternativa mais favorável do ponto de vista económico e ambiental.
A Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro, votou a favor do traçado proposto pela Câmara para a via de acesso à futura Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB).
VISITA PASTORAL A NARIZ
clip_image028
Um memorável acontecimento na nossa Paróquia marcou os dias 17, 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2011: a visita pastoral do Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.
A presença do Pastor da Diocese entre nós foi marcada por momentos de abertura e estímulo a trilhar novos caminhos de evangelização através da oração, da vivência em comunidade e fraternidade, da importância da celebração comunitária, da consciencialização de todos para os novos tempos e para a transformação interior.
Foram vários os momentos marcados pela presença amiga do nosso Bispo. Quis começar a visita pastoral estando bem próximo das crianças do Centro Social Paroquial, depois dos doentes e velhinhos; com os catequisandos e jovens crismandos; com os agentes de pastoral litúrgica, catequética e caritativa; com os membros da Fábrica da Igreja, das comissões de festas e da Irmandade; com os membros directivos da Junta de Freguesia; com as empresas e trabalhadores; com o mestre da arte sacra e naval, Adelino Aires, e com o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré. Percorrendo as ruas, os caminhos e as pontes que ligam a Paróquia e Freguesia expressou a todos quantos e viu, saudou e conversou o desejo de que eles continuem a unir sempre mais e melhor. Tantos outros momentos foram vivenciados nas celebrações eucarísticas. Muitos deles ficaram fotografados em papel, todos gravados na memória e no coração certamente.
Da presença pastoral do Sr. Bispo no primeiro dia (quinta-feira, dia 17), destaco a visita aos doentes. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única e muito enriquecedora para todos quantos se sentem tantas vezes sós, muitos deles sofrendo e vivendo o dia-a-dia na cama ou no sofá esperando, muitas vezes, a presença de alguém que lhes dê atenção, importância e valor, dedicando um pouco do seu tempo no aconchego da palavra amiga ou do abraço reconfortante.
No dia 18, sexta-feira, pelas 18h00, D. António Francisco foi agraciado com algumas danças pelo Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba, sendo depois presenteado com uma lembrança do grupo a quem ofereceu palavras de reconhecimento e estímulo. Conheceu as instalações do Centro Social de Verba e celebrou a Eucaristia, na Capela, às 19h00, animada pelo grupo coral, que se enriqueceu com vários elementos, nomeadamente crianças. À noite encontrou-se com os jovens crismandos.
No sábado, dia 19, pelas 10h00, encontrou-se com as crianças da catequese de infância (do primeiro a sexto anos) que o esperavam ansiosamente. Este encontro foi bastante animado e participado, pois contou com a presença dos catequistas e de muitos pais que fizeram questão de acompanhar e de estar ali com os seus filhos neste encontro singular. As crianças mostraram-se receptivas à mensagem do Bispo e foi com grande felicidade e vontade lhe cantaram lindas músicas, que prepararam para si ao longo da semana. Às 12h00, participou na inauguração da exposição de arte naval e sacra do mestre Adelino Aires, no salão nobre da Junta de Freguesia.
Da parte da tarde, esteve presente na inauguração do Centro Social e Paroquial, e procedeu à sua bênção. No lanche partilhado teve ocasião para conversar com várias pessoas de diferentes quadrantes da Paróquia. O final da tarde deste dia ficou marcado pelo encontro com os adolescentes e com membros dos grupos de pastoral litúrgica, catequética, zeladoras, grupo coral, ministros da comunhão e sacristão.
No domingo, dia 20, presidiu à Eucaristia de encerramento da visita pastoral e à celebração do sacramento do Crisma de quinze jovens (um deles da paróquia vizinha de Eixo). A igreja encheu-se de fiéis, numa expressão de unidade e apreço ao Pastor da Diocese que veio para todos, sem excepção. A homilia foi marcante, doutrinária e estimulante pelas palavras sábias e proféticas e pelos apelos lançados. No final da Eucaristia, foram oferecidas pequenas lembranças, grandes em sentido e valor, símbolos da imaginação e do trabalho de alguns paroquianos, tradutoras da gratidão de toda uma Comunidade Paroquial que sabe ser acolhedora e grata. Estas manifestações de carinho e apreço foram também retribuídas, no final da Eucaristia, e pessoalmente, por D. António Francisco, à porta da Igreja, no beijo e no cumprimento a cada um.
- Dêmos graças a Deus nesta hora e daqui em diante! As gentes de Nariz, de Verba da Vessada, de todos os lugares, agradecem e orgulham-se por ter vindo até nós o sucessor (aveirense) dos Apóstolos, partilhando e (com)vivendo, mostrando-se tão receptivo e tão perto de cada um de uma forma tão única, tão simples e tão pessoal. Como faz o Mestre.

Ninoska Barros | Mário PC Martins
Celebração de Encerramento
clip_image030
clip_image032
clip_image034
clip_image036
clip_image038
clip_image040
clip_image042
clip_image044
clip_image046
clip_image048