segunda-feira, agosto 01, 2011

jnnf, ano XLV, nº 412 (Julho-Agosto 2011)


NOVO PÁROCO PARA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – AVEIRO
Pe. Dr José Manuel Marques Pereira, por nomeação de S. Exª Revª D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, será o quarto Pároco de Nª Sª de Fátima nestes cinquenta anos de Comunidade Paroquial (1960-2010).
Nasceu em 30 de Junho de 1946. Depois de frequentar a escola primária, ingressou no Seminário de Aveiro e Seminário dos Olivais (Lisboa). Sem ter terminado o Curso de Teologia trabalhou na capital portuguesa e ingressou no exército, tendo participado na Guerra Colonial.image
Em 1981, regressou ao Seminário de Aveiro, integrou a Equipa Formadora enquanto completava os seus estudo teológicos no ISCHT do Porto. Posteriormente, regressaria a Lisboa, já Sacerdote, para concluir Mestrado em Teologia Dogmática na Universidade Católica.
Ordenado Sacerdote em 18 de Julho de 1982, em Santiago de Beduído, Estarreja, foi Vigário Paroquial da Paróquia da Glória, Sé de Aveiro.
Atualmente é Director do Secretariado da Pastoral Litúrgica; assistente do Centro de Preparação para o Matrimónio; assistente do Movimento Familiar das Equipas de Nossa Senhora; professor no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra; pároco de Requeixo (Aveiro); vigário paroquial de São Bernardo (Aveiro), onde reside.
O Pe José Manuel sucede ao pároco actual, Pe Manuel Augusto (nomeado para Vigário Paroquial de Avanca), depois do serviço prestado a esta comunidade na segunda metade da primeira década do Séc XXI – de Setembro de 2003 a Agosto/Setembro de 2011.
O Pe Manuel Augusto substituiu, então, o Pe Jorge Fragoso (pároco de Nª Sª de Fátima de Setembro de 1995 a 2004) e que se encontra ao serviço das comunidades do Arciprestado de Águeda.
A Paróquia de Nª Sra de Fátima foi criada em 13 de Agosto de 1960, por D. Domingos da Apresentação Fernandes, tendo sido nomeado para seu primeiro pároco o Pe Artur Tavares de Almeida (1960-1995), falecido em Agosto de 2007.
Notícias de Nariz e Fátima saúda o Sr Pe José Manuel com esperança num abençoado sacerdócio para as nossas comunidades, instituições, pessoas, desde o mais novo ao mais velho.
Ao Pe Manuel Augusto agradecemos a confiança depositada nesta colaboração pastoral e deseja as maiores graças no seu ministério.
-------------------------------------------------------------------
Não podemos deixar de nos regozijarmos também com a serviço pastoral que o P.e Fernando Simões Carvalho da Silva passará a desempenhar na Paróquia da Oliveirinha. O Sr Bispo nomeou-o, Vigário Paroquial de Santo António de Oliveirinha, no Arciprestado de Aveiro. Alegra-nos a acção pastoral na Diocese e numa paróquia tão próxima.
Saudação de férias
Em pleno Verão, meses de férias, deixamos a todos votos de um descanso retemperador: quer pelos dias de serenos para a saúde espiritual e física quer pela leitura mais cuidada de um livro, pela visita que se faz a quem está longe, pela viagem cuidadosa que se presenteia, pelo trabalho diferente que se desenvolve, pela visita à família que se estabelece – de maneira particular aos nossos emigrantes.

Editorial
Jornadas Mundiais da Juventude
clip_image002
As Jornadas Mundiais da Juventude são um grande encontro de jovens de todo o mundo à volta do Santo Padre. É uma forma de evangelização da Igreja, que através das Jornadas continua a anunciar a mensagem de Jesus Cristo aos Jovens.
É sobretudo uma grande festa da fé, um encontro humano de comunhão em Cristo. Por isso, os objectivos são os mesmos de toda a Igreja: propor Jesus e o Evangelho aos jovens de hoje; mas também mobilizar as dioceses e os seus jovens para a participação ou o acolhimento.
Os jovens de Nariz quiseram aceitar este grande desafio de peregrinar. Ao longo de alguns meses reuniram-se com o objectivo de perceber o que são as Jornadas Mundiais da Juventude, quem as convoca e a importância de participar neste evento.
Para irem a este encontro de jovens de todo o Mundo, os jovens realizaram algumas actividades para angariação de fundos: venda de bolos, café, sumos, pão, jantares, venda de manjericos, entre outras.
Ao longo dos nossos encontros percebemos que os jovens podem marcar a diferença de diversas formas. Toda e qualquer dinâmica serve para poder estar com Deus, que permanece do nosso lado e que nos permite rejuvenescer a cada dia com o coração aberto e com o espírito inigualável de criar movimento entre os jovens e entre todos aqueles que sintam vontade de estar próximo d’Ele, sentindo verdadeiramente cada momento…
O tempo de preparação passa bem depressa, o nervosismo e a emoção da partida e da recepção é grande. Fica a expectativa que o que se passará em Madrid marcará para sempre este grupo de jovens.
O nosso lema é: “Prepararmo-nos…Vive-Lo….E voltarmos para continuar a anunciá-Lo!
Notícias de Nariz e Fátima… convida
As nossas terras, os nossos lugares, que fazem a comunidade de Nª Sª de Fátima, quer como Freguesia, nos seus actos e entidades públicas, quer como Paróquia, nos seus múltiplos dinamismos pastorais, quer ainda como sociedade civil, com as suas associações, empresas, actividades comerciais, culturais, desportivas, etc., acabamos de comemorar 50 anos de história recente.
Destes 50 anos de Paróquia e 25 de Freguesia temos muito património que pretendemos reunir, numa compilação em papel (digital) e numa exposição que, alicerçados no que temos de bom, possamos unir o presente e projectar o futuro.
Vamos convidando, através de várias pessoas, nossos conterrâneos, que se têm disponibilizado e notabilizado pelo conhecimento, experiências, documentos (textos, fotos,…), para reunir parte da nosssa história recente e apresentá-la à Comunidade:
Objectivo fundamental: coligir ideias e documentos sobre a história vivida e, para quem o possa fazer, investigada de Nª Sª de Fátima, à volta dos 50 anos de existência como entidade.
Estratégia: com recurso à prática coloquial desenvolver a iniciativa com os recursos humanos disponíveis, abordar áreas da vida comunitária: Arte (teatro, ranchos,…); Arquitectura; Agricultura; Vinicultura; Indústria; Desporto; Entidades e Instituições; Personalidades; Lendas e tradições populares; Religião; Festas e Romarias; Comércio (Madeira, Carne, Materiais,….) e Serviços; Vias de Comunicação e transportes; Desempenhos profissionais; emigração; imigração;….
Em breve, vamos contactá-lo ou contactá-la, para se juntar a nós. Aceite partilhar connosco as suas histórias, parte da nossa História!
Movimento Paroquial
Nossa Senhora de Fátima
Crisma
No passado Domingo, 17 de Julho, seis jovens de Nossa senhora de Fátima receberam o sacramento da Confirmação. O Crisma é o sinal de que quem recebe esta “unção” afirma a fé em Jesus Cristo, na Igreja, e pelos valores agora assumidos orientará a sua vida (pessoal, familiar, social, profissional), serão outros apóstolos para todos os que encontrarem pelo caminho…
clip_image006
Foi isto que a Carla Ferreira, Carla Pinheiro, Gonçalo Costa, João Andrade, Marta Margarido e Rute Maio confirmaram à Comunidade.
Falecimento
clip_image008No dia 27 de Abril, faleceu em Mamodeiro, CELESTINO DA COSTA VIEIRA DOS SANTOS, de 75 Anos. A sua esposa, Bernardina Lopes da Silva, sua filha Rosália, as suas netas, genro e demais família, agradecem a todas as pessoas que participaram na celebração fúnebre e com eles vivem este tempo de luto, de evocação do carinho e da memória.
NARIZ
 
 
Dia da Comunidade Paroquial de Nariz ‘ 2011
  clip_image010clip_image004
No dia 26 de Junho, XIII Domingo do Tempo Comum, celebrou-se o Dia da Comunidade Paroquial de Nariz. Apesar das altas temperaturas, as gentes de Nariz, Verba, Vessada e Ramalheiro, e muitos outros narienses residentes noutros lugares, reuniram-se em assembleia, no Porto de Ílhavo, num agradável e convidativo dia de Verão, para dar graças por mais um ano de vivência pastoral que termina, celebrar a Fé comunitária e louvar a Deus por tudo o que foi possível realizar ao longo de 2010/2011.
 
 
O dia começou a ser preparado com antecedência, com a organização do espaço e montagem das infra-estruturas e logística necessárias. Às 10 horas, os diversos grupos de catequese concentraram-se junto à Igreja Matriz e dali rumaram ao recinto da festa, depois de uma oração da manhã conjunta, na Igreja.
clip_image012A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, P.e José Augusto, e teve a animá-la os diferentes grupos corais paroquiais. Foi uma celebração muito participada, com as crianças dos diferentes anos de catequese a darem cor viva à assembleia. Também os "jovens" do Centro Social Paroquial estiveram presentes, mormente os do SAD, estiveram presentes na Celebração e ali almoçaram, em conjunto, à semelhança de muitas famílias e amigos, que se foram espalhando pelo recinto abrigados pelas sombras dos pinheiros.
Da parte da tarde, houve lugar à participação de grupos de catequese que animaram o palco e foram proporcionando alegres momentos de entretenimento e formação. Pelo recinto estiveram expostos alguns dos trabalhos de reflexão dos diferentes anos de catequese que puderam ser observados por todos os curiosos.clip_image014
Dando cumprimento ao costume, o Rancho Folclórico de "Nossa Senhora da Nazaré", de Verba, brindou os presentes com as suas danças e cantares.
O Centro Social de S. Pedro, como Instituição Paroquial, também se associou a este dia. Foi possível apreciar a arte e engenho das colaboradoras e colaboradores: na quermesse, nas bebidas frescas, no café servido, na pintura facial, nos "tererés", nas plantas.
clip_image016
Uma palavra de gratidão, não individual, mas conjunta, para todos quantos estiveram directamente envolvidos na preparação, organização e animação deste dia que é anualmente um marco na vida da Comunidade Paroquial de Nariz.
Mário PC Martins
 
 
 
Falecimentos
clip_image018No dia 27 de Junho, partiu para a Casa do Pai Maria Moreira Pereira, de 77 anos de idade, natural de Nariz, residente na Rua Direita, 341, em Nariz. Era filha de Manuel Pereira Júnior e de Maria do Rosário Pereira, sendo casada com José Vieira Marques Dionísio, com quem vivia.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja Matriz de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.
clip_image020No dia 28 de Junho, partiu para a Casa do Pai Trindade de Oliveira Ramísio, de 91 anos de idade, natural de Nariz, residente na Rua Direita, 67, em Nariz. Era filho de António de Oliveira Júnior e de Maria da Conceição Marques, tendo sido casado com D. Cidália da Cruz.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja Matriz de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.
Às famílias enlutadas, Notícias de Nariz e Fátima apresenta sentidas condolências.
Programa da Festa de Agosto, em Nariz
Os festejos em honra de Nossa Senhora do Rosário terão lugar de 6 a 9 de Agosto (primeiro fim de semana de Agosto), em Nariz.
Programa:
Dia 6 Agosto (sábado)
09h00 – Chegada do Grupo Nova Tocata, que percorrerá as ruas da Freguesia;
22h00 – Arraial com o Grupo FAX.
Dia 7 Agosto (domingo)
09h00 – Chegada da Banda dos Covões, que percorrerá as ruas de Nariz;
10h30 – Missa Solene, seguida de Procissão, com andores;
16h00 – Actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Coriscada (Meda) e Rancho Folclórico e Nossa Senhora da Nazaré (Verba – Nariz).
22h00 – Actuação do Grupo “Cantares da Nossa Terra”, da Palhaça.
23h00 – Arraial com o Grupo MG4.
Dia 8 Agosto (segunda-feira)
15h00 – Chegada da Banda dos Covões, que percorrerá as ruas da freguesia;
17h00 (a confirmar) – Missa Solene, seguida de Procissão e Entrega do Ramo à Mordomia para 2012;
22h00 – Arraial (grupo a definir).
Dia 9 Agosto (terça-feira)
16h00 – Futebol: Solteiros vs Casados | Solteiras vs Casadas;
22h00 – Arraial com o Grupo TV5.
Mário PC Martins / António Bastião
Amigos do jornal
Nariz
Maria Zagalo                       10,00  Euros
Maria Lúcia F. C. Ferrão (Costa do Valado) 10,00  Euros
1ª Edição da “Rota da Mamoa” em BTT
clip_image022
Com organização do Agarrados ao BTT clube, decorreu no passado dia 19 de Junho, a 1ª edição da Prova de BTT “Rota da Mamoa”, à qual foi dado este nome por passar junto às escavações arqueologicas da Mamoa, teve o apoio de diversas entidades (Juntas de Freguesia de N. Sr.ª de Fátima e São Bernardo, Câmara Municipal de Aveiro, Policia Municipal, Bombeiros Voluntários, …), assim como a preciosa colaboração de diversas empresas que decidiram apoiar este evento, em prol do desporto, nomeadamente desta bela modalidade que é o BTT
Um percurso com trilhos técnicos muito bem rasgados, de grande gozo tanto nos single-tracks, como nas pontes e até uma pequena brincadeira, à maneira do XC! Responderam ao desafio cerca de 300 BTTistas e concluíram o percurso de 50Km, 263 participantes. O itinerário deu a conhecer as magníficas paisagens do sul do concelho de Aveiro (onde está inserida a maravilhosa Pateira de Requeixo/Carregal/ Fermentelos), aos que vinham de fora, pois o evento contou com concorrentes de vários pontos do país. clip_image024
A partida deu-se no largo da A.R.C. Barroca e a chegada teve lugar junto à Junta de Freguesia de N. Sr.ª de Fátima, onde foi servido o almoço aos participantes e à organização, que contou com 110 elementos. Foram ainda entregues os respectivos troféus, de acordo com a classificação, numa cerimónia que contou com o executivo da Junta de Freguesia de N. Sr.ª de Fátima e São Bernardo, bem como o presidente da A.R.C. Barroca, que amavelmente cedeu as instalações do clube desportivo a que preside, nomeadamente o campo de futebol para estacionamento de viaturas e os balneários para os banhos dos atletas no final da prova.
O “Agarrados ao BTT Clube” agradecem a todos os que directa ou indirectamente, tornaram possível, esta magnifica manhã de BTT.
E que venha a 2ª edição…
Atleta formada no Barroca alcança Internacionalizaçãoclip_image031
Pela primeira vez na história desta Associação, que já leva 28 anos, um Atleta que deu inicio à sua actividade nesta colectividade, chega a Internacional.
clip_image025Trata-se de Cláudia Teixeira, que nas épocas de 2005/2006 e 2006/2007 representou as cores do Barroca, iniciando aqui, pela mão do Treinador Jorge Pinto, a sua actividade no futebol. Para a chegada da Cláudia ao Barroca, muito contribuiu o seu irmão Jorge Teixeira, que já jogava no clube e que com o seu apoio incondicional cooperou para o seu êxito desportivo actual.
Nos escalões de Escolas e Infantis, podem pertencer às equipas , atletas masculinos e femininos, mas a partir do escalão de iniciados, já não existe essa possibilidade, o que exclui a hipótese da Cláudia continuar no Barroca, pois o Clube não tem Futebol feminino.
clip_image027Este facto levou Cláudia a rumar até ao Murtoense, Clube que a acolheu e que a ajudou a crescer até este patamar tão importante que é a Internacionalização no Futebol Feminino.
A sua chamada à Selecção Nacional enche de orgulho esta Associação, que a viu dar os primeiros passos nas nossas equipas de Infantis e com ela foi feliz em tantos jogos disputados nos nossos campeonatos Distritais e Torneios em que participamos, nomeadamente os realizados na Madeira (Ponta do Sol) e os da Barroca. clip_image029
A Associação Recreativa e Cultural da Barroca, neste momento tão importante da vida da Atleta, quer congratula-la e realçar o seu exemplo de humildade, de trabalho e dedicação, características que certamente a farão vencer neste desporto e acima de tudo na sua vida pessoal.
 
Dados Pessoais
Nome: Cláudia Alexandra P. Teixeira
Natural de: Freguesia da Glória – Aveiro
Data de Nascimento: 05-02-1994
Actividade Desportiva
Iniciação Desportiva :
A.R.C. Barroca – Escalão de Infantis épocas 2005/2007
Clubes que representou:
A.R.C. Barroca – Escalão de Infantis épocas 2005/2007
Murtoense – épocas 2008/2011
Selecção Nacional:
Convocada desde Janeiro de 2011 para treinos, e em Março foi convocada para participar na selecção feminina de Sub- 19, a qual vai disputar no final do mês na Croácia o apuramento para o Campeonato da Europa.
Mais um fenómeno (da natureza) em Nariz
clip_image033
Depois de há três anos ter sido notícia o facto ter no seu quintal um pé de milho com mais de quatro metros e trinta centímetros, eis que agora, no mesmo local, se ergue um girassol que já ultrapassa os quatro metros de altura, (como a foto documenta).
O nariense Eduardo Matos, emigrante na Suíça e residente na Rua do Ribeirinho I, em Nariz (e não no Entroncamento), afirma que se trata de um facto bastante invulgar, uma vez que a altura média desta planta ronda os dois metros. E acrescenta que o girassol tem crescido mais de trinta centímetros por semana.
- Que fenómeno!
Mário PC Martins / António Bastião
 
Retoques finais na rotunda do Canto de Leira.

clip_image035
Durante os meses de Fevereiro e de Março assistimos à construção da rotunda do Canto da Leira.
Findo esse período, ficaram três arranjos finais por executar. Os dois primeiros aí estão:
- Colocação da camada final de alcatrão na rotunda e área envolvente e, talvez a título de bónus, este novo pavimento prolongou-se até ao entroncamento com a Rua da Saudade;
- O embelezamento do centro da rotunda com a colocação de pedra decorativa intervalada com plantas de ornamentação rasteiras. clip_image037
Esperemos que em breve, e para terminar esta obra, a Câmara Municipal de Aveiro coloque a sinalização horizontal que falta.
Mário PC Martins / António Bastião
Adelino Nunes Aires e Quinta da Azinhaga presentes na FIACOBA’ 2011
Adelino Nunes Aires que apresenta a sua Esta é a sua XVI participação no certame
clip_image039
Nariz esteve bem representado na 25.ª edição da FIACOBA – Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada, que decorreu de 8 a 17 de Julho, no Espaço Inovação, em Vila Verde (Oliveira do Bairro), mercê da presença de Mestre Adelino Nunes Aires (que clip_image041participou pela 16ª vez neste certame) dando a conhecer a sua vasta colecção de barcos em miniatura e objectos de arte sacra, e da Quinta da Azinhaga, presente na 4.ª Feira do Cavalo, que mostrou algumas das suas actividades equestres, nomeadamente a criação de cavalos, a escola de equitação (que inclui aulas de hipoterapia até “dressage”) e eventos.
Mário PC Martins / António Bastião
Nariz sem Médico de Família
A não renovação do contrato de trabalho a termo certo que vigorava entre a Administração Regional de Saúde de Aveiro e o médico Dr. Jorge Ferreira culminou com o fim da actividade médica deste em Nariz.
Para esta inesperada situação, a Unidade de Saúde de Nariz informa todos os utentes que necessitem de consultas ou receituário que se devem dirigir ao Centro de Saúde de Aveiro no seguinte horário:
- Segunda a Sexta das 17:00h às 20:00h, no Módulo B;
- Sábados e Domingos das 08:00h às 20:00h, no Atendimento Complementar.
A Junta de Freguesia espera que esta realidade seja temporária; para isso, está a envidar esforços no sentido da Freguesia de Nariz volte a ter médico de família.
Mário PC Martins / António Bastião
Festival de Folclore, em Verba, foi um sucesso!
Realizou-se no passado dia 17 de Julho, em Verba, o XXI Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré.
O Festival deste ano contou com a participação do Rancho Folclórico do Padrão da Légua (S. Mamede de Infesta), Rancho Folclórico de Pousaflores (Ansião), Rancho Folclórico “Os Moleiros” da Casa do Povo de Rio de Moinhos (Abrantes) e o rancho anfitrião, Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré (Verba – Nariz).
Parabéns à Direcção do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré por mais esta iniciativa que muito engrandece o nome da colectividade e o da Freguesia.
Mário PC Martins / António Bastião
Escola do Primeiro Ciclo da Póvoa do Valado
O ano lectivo chegou ao fimclip_image043
clip_image045
Somos os alunos e as professoras da escola da Póvoa do Valado e durante o ano lectivo, que agora terminou, realizámos muitas experiências que nos enriqueceram. Assim, mexemos na terra, semeámos girassóis e manjericos e saímos muitas vezes: visitámos a Agrovouga, Oficina da Escrita (1º prémio num concurso do Diário de Aveiro). Fomos a teatros, ao Oceanário, à feira do livro a Lisboa (recebemos o prémio relativo ao concurso “Uma aventura literária”), ao clip_image047Portugal dos Pequenitos (aqui recebemos o prémio que nos foi entregue por André Sardet). Também contactámos com várias instituições que nos alertaram para a nossa segurança, incluindo a nossa segurança na internet.
Dos vários concursos em que participámos ao longo do ano, nem sempre ganhámos, mas foi muito bom participar; até conseguimos trabalhar mais e sentimo-nos felizes, afinal somos capazes de ganhar e de dar a conhecer o nome da nossa terra e da nossa escola.
Para acabar em festa o nosso ano lectivo, participámos entusiasticamente nas marchas do Agrupamento de Escolas.
Todos crescemos e acima de tudo sentimo-nos muito felizes, porque crescer é aprender.