domingo, junho 28, 2009

jnnf, ano XLIII, nº 395 (Junho 2009)

Página 1 (versão papel)


EDITORIAL

- Fez-se luz no exterior da Igreja Paroquial!

A noite de 28 de Junho ficará certamente na memória dos presentes e certamente recordada (?) pelos vindouros, uma vez que, nesse dia, fez-se luz no Largo da Igreja Matriz.

Em véspera do dia de S. Pedro, uma noite chuvosa e ventosa não conseguiu deter o “toque de Midas” dado pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Élio Maia, e pelo Presidente da Junta de freguesia, Telmo Martins, que acenderam, pela primeira vez, a iluminação do exterior da Igreja Paroquial, há muito ansiada por todos.

Esta “obra de parceria conjunta”, como vincou o edil aveirense, só foi possível graças a uma sinergia entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Aveiro e a Paróquia de Nariz.

Do pequeno momento discursivo alusivo a esta inauguração, o Pe. José Augusto, aproveitando a presença de Élio Maia, bem como do seu vice-presidente na Câmara, Dr. Carlos Santos, pediu à Câmara Municipal de Aveiro para que esta “não se esqueça de Nariz” e que ponha agora mãos à obra, o quanto antes, no sentido de “registar a Igreja Matriz em nome da Paróquia.” Além disso solicitou ajuda no sentido de fazer surgir na Freguesia uma unidade social/edifício que possa ir ao encontro das satisfações e necessidades das pessoas mais idosas e com mais dificuldades.

Mário PC Martins

DIA DA COMUNIDADE 2009

(pág. 2)

Nossa Senhora de Fátima - 14 de Junho










Nariz - 21 de Junho












1º CICLOTURISMO - Nª SRA DE FÁTIMA

Com a participação de mais de cem pessoas, decorreu no passado mês de Junho o primeiro Cicloturismo da Freguesia Nª Sra de Fátima.

Apesar da chuva que tentou intimidar este grupo, pelas 10h horas lá arrancou com destino a São Bento - Costa do valado parando em Oliveirinha para retemperar as forças com um reforço ao pequeno-almoço. No regresso, que foi feito por S. Bernardo-Aradas-Quintãs, esperava-nos uma sopa da pedra para dar entrada ao merecido almoço.

O almoço e a tarde musical decorreram no salão polivalente em amena cavaqueira onde foi visível a satisfação de todos por uma tarde vivida em sã convivência.

A Junta de Freguesia agradece a todos os participantes e àqueles que, de forma voluntariosa e gratuita, contribuíram para que este evento se tornasse possível.






Festival de Folclore em Verba

No próximo dia 19 de Julho realizar-se-á o Festival de Folclore em Verba com ranchos do Norte, do Centro e do Sul de Portugal.


Página 2 (versão papel)

MOVIMENTO PAROQUIAL

Dia da Comunidade Paroquial de N.S.Fátima

Teve lugar no passado dia 14 de Junho em Nossa Senhora de Fátima o Dia da comunidade paroquial. O dia acordou com o sol muito envergonhado, mas mesmo assim o tempo não era motivo para ficar em casa. Era dia de reunir a comunidade, de conviver numa espaço diferente de contactar com uma realidade diferente dos domingos a que estamos habituados.

Movidos por este espírito foram muito aqueles que participaram nas actividades previstas para esse dia, como a missa o almoço e na parte da tarde a festa da catequese.

Sem dúvida que a festa da catequese é a actividade que movimenta mais pessoas e dá um colorido especial a este dia. A alegria das crianças e jovens, que com as suas actuações no fazem rir e também reflectir.

Terminada a festa da catequese era altura de merendar e acabar com o que ainda tinha sobrado do almoço, já a pensar no próximo dia da comunidade.

IB

Dia da Comunidade Paroquial de Nariz


Mais uma vez, e como de costume, celebramos festivamente o dia da nossa comunidade. Digo festivamente porque foi efectivamente um dia de festa.

A Eucaristia, animada pelos 4 grupos corais da paróquia e com uma assembleia muito significativa ( cerca de 450 pessoas) foi celebrada pelo nosso pároco, Sr. Padre José Augusto, e decorreu muito bem.

De seguida passámos a outra parte, também importante, que foi o almoço no local, com quase todos os que participaram na celebração.

Por volta das 15 horas iniciou-se a parte cultural e recreativa, e todos conseguiram manter o brilho deste dia, desde os grupos de catequese, os catequistas, os pais, os avós e por fim o Rancho Folclórico da nossa terra. O Rancho encerrou com chave de ouro este dia da comunidade, brindando-nos com o seu folclore e com algumas brincadeiras também para sensibilizar os jovens até aos 80 que podem e devem fazer parte do rancho. O rancho tem necessidade de mais dançarinos e vimos que afinal há várias pessoas em Nariz que gostam, têm jeito e podem dar uma mãozinha. Força!

O local foi o do costume – casa emprestada sem autorização. Pode ser que algum dia tenhamos um local próprio. Quem sabe?

Bem haja a todos.

M.S.

Fátima

Falecimentos

Na Póvoa do Valado, na Rua Direita e quase todos vizinhos, partiram da relação quase diária connosco para a eternidade pessoas que, como em tudo na vida, foram também família da nossa família. Habituámo-nos a vê-los em tantas situações: nos trabalhos - quase todos na agricultura -, numa festa, na visita pascal, nas comissões disto e daquilo,… eram nossa família! Agora sentimos quanto ficámos mais empobrecidos. Ajudaram a nossa formação, as nossas comunidades a crescer! Obrigado pelo legado amigo que recordaremos para sempre.



No dia 2 de Junho, com 89 anos faleceu na Póvoa do Valado, Rosa Simões Lameiro. O seu marido Manuel Santos Pinheiro, seu filho Manuel, suas netas Carla, Fátima e Eva, bisneta Beatriz genros e demais família, agradecem toda a estima que receberam, manifestada na presença nos actos fúnebres.




José da Silva Cruz, faleceu no dia 3 de Junho de 2009, com 50 anos de idade. Os seus filhos Leandro e Simão Cruz, sua esposa Maria da Conceição Lopes Cruz, seus sogros Aníbal Lopes e Maria Picado e restantes familiares agradecem a todos os que os acompanharam nestes dias de luto, e que de diversas formas manifestaram a sua estima e pesar.

Muitas memórias partem mas continuará sempre vivo no coração dos que apreciam a sua alegria perante tão grandes adversidades da vida.

Sua nora Ana Sofia Cruz



No dia 9 de Junho, faleceu, na Póvoa do Valado, com 75 anos de idade, Joaquim Simões Rodrigues. A sua esposa Cidália Ferreira de Campos, Seus filhos Hélder e Lúcia, genro, nora, netos, irmã, cunhados, sobrinhos e demais família apresentam a todos os que acompanharam nestes dias de luto, de dor, sinceros agradecimentos.





No dai 11 de Junho, faleceu na Póvoa do Valado, com 84 anos, Maria Fernandes do Nascimento. O seu marido, José Augusto Vieira Lameiro, filho Armando, nora, netas, bisneta, irmã, sobrinhos e demais família agradecem a todos a amizade que lhes apresentaram nestes dias de luto.





No dia 16 de Junho, com 95 anos de idade, faleceu na Póvoa do Valado MARIA JOSÉ, Viúva de Arménio da Silva. Os seus filhos, Manuel, Natália e Maria, nora, genros, netos, bisneta, tretaneta, sobrinhos e demais família, agradecem a todos os que participaram no funeral e, por diversas formas de amizade e oração, estiverem presentes.




Nariz


Baptismos

- No dia 24 de Maio, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial Daniela Filipa Marques Neto, filha de Jorge Miguel Ferreira Neto e de Maria de Fátima Silva Marques, residentes na Rua Direita, 58, em Nariz. Foi padrinho Altino Silva Marques.

- No dia 11 de Junho, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial Bruna Catarina Oliveira Menezes, filha de Fernando Manuel da Silva Menezes e de Cristina Maria Missa de Oliveira Menezes, residentes na Rua Girão Pereira, 4, em Nariz. Foram padrinhos Paula Elizabete Rodrigues Moreira e Duarte Nuno Pinheiro Pereira.

- No dia 14 de Junho, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial João Manuel Casimiro, filho de Daniel Cardoso dos Santos e de Maria Adelaide de Jesus Vieira Casimiro, residentes na Rua Direita, 288, na Vessada. Foram padrinhos Dina Adriana Carvalho Coelho e João Augusto da Cunha Portela.

Aos pais e padrinhos e, em especial, à Daniela, à Bruna e ao João Manuel, Notícias de Nariz e Fátima deseja muitas felicidades e muitos anos de vida cristã.


Falecimento

No dia 18 de Junho, partiu para a Casa do Pai Manuel Augusto Nunes, de 82 anos de idade, casado com D. Helena da Luz Belém, e pai da Professora Maria Helena Belém Nunes.

Natural de Bustos, era filho de Manuel Nunes Júnior e de Maria Rosa Simões. Residia em sua casa, na Rua do Cabeço de Eireira, 41, em Nariz.

O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.

Às família enlutadas, Notícias de Nariz e Fátima apresenta sentidas condolências.



AMIGOS DO JORNAL

Verba

Emanuel Simões 7,00; Maria Encarnação Costa 6,00; Júlio Moreno 10,00

Nariz

- Dorinda Arede 5,00

VESSADA
António Vieira da Costa: 6 EUR

Beatriz Castro Ramos: 6 EUR

Maria da Conceição Vieira Ramos: 5 EUR

Manuel Marques da Silva: 10 EUR

Página 3 (versão papel)

PRIMEIRA COMUNHÃO EM NARIZ

São imensas as maravilhas, as riquezas e todos os momentos que nos rodeiam. Para contemplarmos cada pormenor do nosso dia-a-dia, não é necessário abrir demais os nossos olhos, basta apenas deixar entrar no nosso coração e, deixar sair dele, o melhor daquilo que nos acompanha e, o melhor que cada um de nós pode ter para ofertar.

E foi acreditando e de coração aberto, que estas crianças receberam, desta forma, Jesus no seu coração, tal qual como desejado, por cada um deles há tanto tempo.

Ainda com muito tempo de antecipação desta data, muitos já perguntavam:

- “Catequista, como é que vai ser aquele momento em que recebemos o corpo de Jesus? E como é que vai ser mesmo a nossa primeira comunhão?”

Com estas perguntas e, no meio destas incertezas e ansiedades, houve um trabalho continuado com este grupo, tendo em conta também a sua primeira reconciliação. Um acompanhamento para que, todos pudessem compreender da melhor forma aquilo que os esperava no seu grande dia. Um acompanhamento para que, cada um pudesse interiorizar plena e conscientemente cada processo e cada detalhe, mantendo sempre a importância de cada momento e a importância do que seria receber o corpo de Jesus.

Foi notável e fascinante a forma como todos os seus sorrisos brilhavam e, como em cada rosto, brotava a felicidade imensa de um objectivo alcançado e, adorado de forma sincera.

Cada criança é uma esperança que nasce todos os dias naqueles que depositam a sua confiança, em cada uma delas, em todo o seu trabalho e, em todo o seu progresso.

E, porque o sucesso deles é, o nosso sucesso… permanece o orgulho e a satisfação de mais um ano em que todo o trabalho e dedicação foram recompensados com um momento tão simples, mas tão importante como este.

Um muito obrigado a todos aqueles que de alguma forma ajudaram para que este dia fosse o melhor. Obrigado aos pais e uma palavra de apreço ao nosso Pároco, Pe. José Augusto.

Ninoska Barros






OS NOSSOS GRUPOS

Fátima

7º ANO

Ana Lúcia Cardoso

Angela Migueis

Carlos Miguel Costa

Cristiana Rafaela Reis

João Miguel Ferreira

Marcelo Filipe Ferreira

Marta Alegria Prata

Nuno André Silva

Saul Ricardo Cruz

Tatiana Raquel Cunha

Joana Carvalhais Fernandes

Joana Rita Rodrigues

Catequistas: Donzilia Matos e Cristiana Moreira


12º ANO

Andreia Filipa Dias

Carlos Dinis Simões

Catarina Ferreira Leite

Catarina Isabel Simões

Cátia Vanessa Silva

João Carlos Ferreira Soares

Melissa Migueis

Ricardo Alexandre Amaral

Ricardo João Ferreira

Rogério Peça

Tiago Gonçalo Neto

Catequistas: Luis Amorim, Sandra Pinheiro e Marta Ribeiro


Nariz

10º ano

CATEQUISANDOS:

Bruno Gouveia

Diogo Lopes

Filipa Barros

Jorge Maio

Lénia Costa

Pedro Sousa

Renato Pinho

Rui Jorge Almeida

Catequistas: Rosa Maio; Marilina Ribeiro



1ª EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DA JUNTA DE FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Realizou-se a 1º Exposição de Artesanato no Salão Polivalente no dia 24 de Maio de 2009, com a colaboração de alguns Artesãos locais.

Os expositores aderiram bem à iniciativa, apesar da pouca divulgação foi uma experiência bastante gratificante, para todos que nela participaram, o público também teve uma participação positiva.

Todos os Artesãos que participaram estão de parabéns, pelo seu empenho e dedicação às artes manuais.

Esperamos que eventos como este sejam mais vezes proporcionados à comunidade local.

Alcina Pinheiro





RVCC EM NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Começou em Dezembro último, nas instalações das Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, um curso RVCC, uma formação que se insere no programa governamental “Novas Oportunidades” e que qualifica, concedendo equivalência ao actual nono ano de escolaridade, a todos quantos fazem do seu trabalho e da sua vida “um local de aprendizagem de saberes, uma escola da vida laboral.”

Este Curso de Formação centrou-se em quatro áreas: Matemática, Linguagem, Comunicação e Cidadania, e Telecomunicação Informática e Comunicação. A turma era composta por doze formandos (quatro de Oliveirinha e os restantes oito de Nossa Senhora de Fátima).

No dia 8 de Junho foi a sessão de encerramento deste Curso. Nesta hora final de balanço, faço votos que outras pessoas como eu possam usufruir desta mais-valia formativa e qualificadora.

Márcio Silva


PASSEIO ANUAL TERCEIRA JUVENTUDE

Como já vem sendo habitual, a Freguesia de Nª Sra de Fátima, representada pelos seus jovens mais experientes, realizou o seu passeio anual para a terceira idade.

No passado dia 18 Junho com destino à Figueira da Foz partiu este grupo de 98 pessoas. Na Nazaré foi servido o almoço já depois de uma visita aos locais típicos da zona. De regresso fez-se paragem em Fátima-Leiria

A todos os que participaram desejamos muita saúde e energia. Até ao próximo ano!







Página 4 (versão papel)


GENTE DA NOSSA GENTE



Nome: António Ferreira Loureiro Bastião

Idade: 40 anos.

Casado com Graziela Sampaio e pai de duas lindas meninas: a Raquel e a Beatriz.

Habilitações: 12º ano de escolaridade.

Profissão actual: Encarregado de Armazém na Irbal, SA, em Nariz.

O entrevistado deste mês é um palhacense cada vez mais nariense. Residente na Rua do Roque há 16 anos, António Bastião é um rosto conhecido em Nariz.

Discípulo do mestre Valério com que aprendeu as primeiras notas musicais e o solfejo, tendo-se aperfeiçoado no saxofone, "pai" do novo portal da Freguesia de Nariz - www. freguesia-nariz.com -, apaixonado por aviões e ciberespaço,

ei-lo na primeira em "Gente da Nossa Gente".

1- Como surgiu a ideia de um site/portal para Nariz?

Como cibernauta tive a curiosidade de pesquisar informação sobre a freguesia de Nariz, onde habito. A ausência de informação sobre a Freguesia suscitou em mim a vontade de reunir a informação alguma da informação existente (e possível), pondo-a ao dispôr de todos em qualquer canto do mundo. Para este efeito, recorri a instituições locais, associações e pessoas individuais. E foi com a ajuda de muitos e de todos que surgiu o Portal da Freguesia de Nariz.

2 - Que "feedback" já teve ou vai tendo do freguesia-nariz.com?

Estou satisfeito. O número de visitantes demonstra-o, a colobração vai surgindo de vários sectores, todos com o objectivo de dinamizar o Portal com a informação que vai chegando, por forma a que este esteja sempre actualizado. Além disto, agrada-me o facto, de frequentemente, ser abordado na rua a congratularem-me.


3 - Recuemos no tempo. Como surgiu o gosto pela música. Que imagens guarda dos tempos de aprendizagem e de ensaio junto do Mestre Valério? O que significou/a ele para ti?

Motivado pelos meus pais, tinha eu 10 anos. Comecei a frequentar aulas de formação musical dando os meus primeiros passos em saxofone. Tinha eu os meu 15 anos quando fui convidado pelo saudoso Sr. Valério para fazer parte do seu grupo de músicos de arruada. Ainda chegámos a fazer vária actuações. Foram tempos de são convívio e de diversão que ocuparam de forma saudável alguns tempos livres da minha juventude. O Mestre Valério motivava-nos, mostrando-nos o seu gosto inequívoco, a paixão, pela música, e o orgulho que tinha por orientar o "seu" grupo!


4 - Vê Nariz na senda do progresso ou nem por isso? No teu entender, o que falta a Nariz para deixar de "estar à sombra" da Palhaça, por exemplo? Como homem do ramo industrial (trabalhas na IRBAL), que áreas vês em Nariz que estão "adormecidas" e/ou que importa fazer brotar e fazer crescer?

O progresso é a vontade de melhorar. Neste sentido, há sempre tempo, espaço e forma de progredir. Nariz não é excepção. Como se pode ver pelos comentários deixados no Portal, há narienses que também assim pensam. Como pequena freguesia do sul do concelho de Aveiro que é, tenho consciência plena da inviabilidade de se virem a estabelecer alguns comércios ou serviços, precisamente por não serem rentáveis. No entanto, também sou da opinião que uma caixa multibanco facilitaria e dinamizaria o pouco comércio local.

Face à crise actual, reconheço que o momento não é propício para a instalação de novas indústias, mas é um facto que a zona industrial ainda tem espaço para receber investidores.

5 - Há alguma coisa/aspecto que aprecias particularmente na Freguesia de Nariz que a torna "sui generis" e diferente da tua Palhaça natal?

Nada em particular. O facto de há uns anos esta Freguesia me ter "adoptado" como filho da terra, porque foi aqui que escolhi viver e pelo facto de nela trabalhar, ligou-me mais às suas gentes.


BTT - LAAC E FERMENTELOS


A meias maratonas de BTT estão de volta, ou melhor a nossa equipa está de volta à meias maratonas.

A primeira da série antes da paragem de verão foi a da LAAC em Aguada de Cima com uma extensão de 44 km. Muito perto de Águeda esta prova tinha com grande aliciante uma subida dos 80 até aos 320 metros numa extensão de 5 km. Esta subida estava situada a meio da prova, pelo que seria um ponto decisivo no desenrolar e mesmo na classificação final. Tal foi o que se veio a verificar.

Com um inicio rápido, a prova começava com um serie de single tracks que não permitiam grandes ultrapassagens, mas permitiam aos primeiros ganhar algum tempo. Com a chegada aos estradões as velocidades subiam e era possível recuperar algumas posições. Com a chegada da subida alterações eram ainda maiores pois a subida ditava as suas regras. Por esta altura, o João Mota já estava no grupo da frente e rodava a boa velocidade. Os restantes membros da equipa agrupavam entretanto na subida, depois de um inicio mais desgarrado.

Como diz a velha máxima “Tudo o que sobe desce”, depois da subida veio uma grande descida que fez elevar os níveis de adrenalina, até terminar numa bela represa. Daqui para a frente era rolar até ao fim e debaixo de chuva.

No final os resultados foram de grande nível para a nossa equipa, com o João Mota a fazer 14º com 2:08:57, Pedro Guedes 2:15:07, Pedro Valente 2:15:14 e José Ribeiro 32º com 2:16:04

O vencedor terminou com o tempo de 1:55:04 e o último terminou na posição 205 com 4:34:38.

Terminada esta bela prova, rumamos até à freguesia vizinha e Fermentelos. A ideia de participar numa prova perto de casa, que passava em Mamodeiro e tinha uma extensão de 60 km levou-nos a participar neste evento.

Com o inicio no largo da Senhora da Saúde, esta prova rumou ao monumento do emigrante par depois ir para junto da Pateira, por entre os choupos. Daí para a frente era pedalar até à zona industrial de Mamodeiro com direito a atravessar o rio a pé e bicicleta às costas. No entanto o apoio de muitas pessoas conhecidas fez-nos ganhar mais força e rumar até Requeixo, onde se dava a separação dos 30 (passeio) e 60km (maratona).

Daqui para a frente foi rolar junto ao rio por Eirol e Ois da Ribeira. Daqui para a frente começaram os problemas de organização. A confusão de sinalização da nossa prova com outras levou a que alguns atletas fossem pelo caminho errado (incluindo um elemento da nossa equipa). Os postos de controlo também não estavam no sítio e a junção do passeio com a Maratona por duas em sítios mal planeados geraram a confusão. Se a isto juntarmos a falta de desportivismo de alguns atletas que cortaram caminho, a falta de confirmação no controlo final, facilmente se perceberá que o resultado foi uma grande confusão. Para atestar isto foi elaborada uma classificação final só com os 10 primeiros e os restantes ficaram só com o tempo. Desta forma dentro da nossa equipa, o primeiro a terminar foi João Mota seguido de Pedro Valente e José Ribeiro.

Aproveitamos mais uma vez para deixar uma palavra de agradecimento aos nossos patrocinadores: ROSAS SA, SPS IMOBILIARIA e ANTERO SANTOS & SANTOS.




Sem comentários: