domingo, janeiro 25, 2009

jnnf, ano XLIII, nº 391 (Janeiro 2009)

Página 1 (versão papel)

EDITORIAL

Aí vamos nós, a caminho de mais uma Primavera!

Entre nós tudo tem decorrido muito rápido. Durante largos séculos tudo esteve quase inalterado.

Ao navegar por blogs amigos, parei no Prof Fernando Martins (http://pela-positiva.blogspot.com). Com ele recordei como nas nossas terras os fenómenos migratórios, sobretudo desde o início do Séc. XX, alteram os hábitos de quem por cá vivia. Os proprietários maiores (ou remediados), dão trabalho a jornaleiros, muitos jornaleiros, homens e mulheres, conforme as lides da casa e da terra. Também nesta altura surgem as Escrituras do Gado. Eram associação de socorros mútuos que os nossos avós criaram para se auxiliarem em caso de doença prolongada ou morte de animais.

Sementeiras e colheitas eram feitas em espírito de entreajuda. Os lavradores e seus familiares ajudavam os amigos e vizinhos para ganhar tempo. Os ajudados tinham de pagar na mesma moeda. Estas reminiscências comunitárias, que num ou noutro aspecto ainda perduram, constituem prova evidente da vivência de uma certa fraternidade e das necessidades económicas por eles sentidas.

As sementeiras do milho e as plantações da batata eram feitas por processos muito simples e rudimentares, já que a escassez de recursos lhes não permitia a aquisição de máquinas agrícolas. E o mesmo se diga em relação a outras sementeiras e plantações.

Tudo era semeado e plantado em regos abertos na terra pelo arado, seguindo-se a cobertura com a grade de dentes de madeira. Depois, as terras começaram a ser cavadas mais profundamente à enxada, por se reconhecer, talvez por qualquer experiência colhida noutras paragens, que as terras assim produziam mais. Surge então a surriba, cava profunda para bem remexer a terra. A utilização da enxada em todos os trabalhos de sementeira justificava-se pela dificuldade económica dos agricultores. O pouco dinheiro não lhes dava possibilidades de possuir e sustentar gado para a charrua. O boi ou a vaca tirava a água com os alcatruzes do engenho.

E depois deste regresso ao tempo do bucólico século XX, eis-nos no fim da primeira década do Século XXI. Que aceleração?!

Em breve, estas terras, que há cem anos não possuíam futuro, serão rasgadas por mais uma via que, diz-se, trará futuro, o TGV – já saiu legislação sobre o que já não se pode fazer nos terrenos e equipamentos que existem no seu caminho. E ele já vem aí…

Passam as Primaveras e passamos nós também. O que fica depois de nós?

Não podemos perder o futuro.

M. Oliveira de Sousa

O Cantar das Janeiras, a tradição que se aviva

Jovens de Nª Sª Fátima

Mais um ano e a tradição continua.

As vozes esqueceram-se do frio, o corpo deixou a lareira e os pés aqueceram-se pelas ruas da nossa terra ao som das Janeiras entoadas pelo grupo de jovens da nossa freguesia.

Foi um momento de três dias, com muita boa disposição, entreajuda e sorrisos. O acolhimento pelas gentes da terra foi tão aconchegante que era difícil partir para uma nova casa.

A comunidade é fantástica e por todo o afecto demonstrado um enorme Obrigado.


Crianças e funcionários do Centro Social Paroquial de Nariz

Na véspera do Ano Novo, e por todo o mês de Janeiro, existe a tradição de ir de porta em porta, cantar as Janeiras.

Dando continuidade ao estabelecido no Plano de Actividades, no dia 6 de Janeiro as crianças do Jardim de Infância do Centro Social cantaram as Janeiras pelas ruas de Nariz, no período da tarde, sendo que, à noite, foi a vez das funcionárias do Centro Social andarem pelas portas da Freguesia a cantar as “costumadas Janeiras”.

Pretendeu-se assim comemorar o Dia de Reis, despertando nas crianças o gosto pela tradição popular, e ancestral, de cantar as Janeiras, preservando as nossas raízes culturais.

(Mais desenvolvimento em http://www.csp-nariz.pt)


Recolha de Rolhas de Cortiça em Águeda

Lançada pela Associação Bairrada Solidária, a campanha “Recolha de Rolhas de Cortiça”, à qual se acaba de associar a Câmara Municipal de Águeda, integra o Green Cork, um programa de reciclagem de rolhas desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo / Continente e a Biological, que visa promover a reciclagem da cortiça e a sensibilização dos adultos e crianças para a separação selectiva da cortiça.

A campanha permitirá financiar parte do programa “Criar bosques, conservar a biodiversidade”.



Página 2 (versão papel)

Movimento Paroquial

Nariz

Falecimentos


No dia 30 de Novembro, faleceu João Missa Morgado, de 61 anos de idade, casado com D. Maria de Fátima da Silva Teixeira. Natural da freguesia da Glória (Aveiro), era filho de António de Oliveira Morgado e de Emília Gonçalves Missa. Residia na Travessa das Escolas, em Nariz.

O seu funeral realizou-se no dia 2 de Dezembro, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.


No dia 7 de Dezembro, faleceu Rosa Belém Magalhães, de 70 anos de idade, mãe de Carlos Manuel Magalhães. Natural de Nariz, era filha de Ernesto Martins Magalhães e de Ana da Luz Belém. Residia na Rua do Cabeço de Eireira, n.º 21, em Nariz.

O seu funeral realizou-se no dia 9 de Dezembro na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.


No dia 8 de Dezembro, festa litúrgica da Imaculada Conceição, faleceu D. Eduarda Simeôa da Rocha, de 96 anos de idade, viúva de Herculano dos Santos e mãe de Eduardo Rocha Santos. Natural de S. Salvador (Ílhavo), era filha de Eduardo Rocha e de Emília Simeôa da Rocha. Residia na Rua da Hortinha, n.º10, em Nariz.

O seu funeral realizou-se no dia 10 de Dezembro na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.

A D. Eduarda era uma senhora muito querida e especial. Era neste momento a pessoa mais idosa da Freguesia. Detentora de uma clara lucidez, de uma simpatia única e de uma fé contagiante, quem com ela teve o prazer e a graça de privar tantas e tantas vezes pode testemunhar tal “currículo”. Era uma fervorosa do terço que rezava diariamente, até mais que uma vez. Sentia que o Senhor lhe pedia que ela fosse, na solidão da sua casa e do seu espaço, medianeira na oração, pedindo por presentes e ausentes, conhecidos e desconhecidos. Isto confessava, com humildade, e com brilho nos olhos.

Uma santa que viveu connosco e que certamente muito poucos conheceram a sério! Que o seu singelo e discreto, mas muito grande, testemunho sirva de exemplo e perdure nas nossas mentes e na oração. Obrigado, D. Eduarda! Descanse agora na Paz do Pai!


No dia 14 de Dezembro, faleceu Alberto de Oliveira Ferreira, de 67 anos de idade, casado com D. Irene Nunes Faria e pai de Isabel Nunes Carvalho. Natural de Verba, era filho de Augusto Ferreira e de Maria Martins de Oliveira. Residia na Rua Direita, n.º94, em Verba.

O seu funeral realizou-se no dia seguinte na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.



No dia 13 de Dezembro, faleceu o jovem Tony Michell Mendoza da Conceição, de 19 anos de idade. Natural de Venezuela, era filho de António Maria Mendoza Contreras e de Maria de Lurdes da Conceição Fontes. Residia em Nariz em casa de sua cunhada e de seu irmão, José Carlos Fontes Duarte, na Rua de S. Pedro, em Nariz

O seu funeral realizou-se no dia 16 de Dezembro, na capela Mortuária da Mamarrosa, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Mamarrosa


No dia 22 de Dezembro, faleceu Maria Rosa de Oliveira, de 91 anos de idade, que era solteira. Natural de Oiã (Oliv. do Bairro), era filha de Rafael de Oliveira e de Maria Rosa de Jesus. Residia na Rua do Paraíso, n.º 7, em Nariz.

O seu funeral realizou-se no dia seguinte na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.



No dia 22 de Dezembro, faleceu José Augusto de Sousa Marques, de 59 anos de idade, casado com D. Irene Nunes Patrocínio e pai de Maria Alice Patrocínio, José Augusto Patrocínio, Natália Maria Patrocínio e Marco Paulo Patrocínio.

Natural da Vessada, era filho de António Marques Vítor e de Maria da Conceição Sousa. Residia na Rua da Fonte, n.º 17, no Ramalheiro.

O seu funeral realizou-se no dia seguinte na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.


No dia 24 de Dezembro, faleceu Laurentino Simões Ferreira, de 79 anos de idade, pai de Manuel da Silva Ferreira.

Natural de Verba, era filho de Manuel Ferreira Júnior e de Maria Simões. Residia já há muitos anos em Lisboa, onde viria a falecer, mas não esquecia a sua terra natal, que visitava com regularidade.


O seu funeral realizou-se no dia seguinte na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.

No dia 6 de Janeiro, faleceu João Rodrigues Lopes, de 86 anos de idade, pai de Júlio Vieira Lopes.

Natural de Óis da Ribeira (Águeda), era filho de Cândido Rodrigues Lopes e de Maria Teresa Carvalho. Residia já há muitos anos em Verba, onde fez a sua vida de labor.

O seu funeral realizou-se no dia 8 de Janeiro na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.


No dia 12 de Janeiro, faleceu, em New Rochelle (Estados Unidos da América), D. Maria Rosa Clara, de 86 anos de idade, mãe de Acácio Francisco Almeida Ribeiro e sogra de Almerinda Alberto Ribeiro, emigrantes e residentes na Rua das Relvas, nº 18, em Nariz.

Natural de Sosa (Vagos), era filha de António Maria Sabino e de Joana Rosa Clara.

O seu funeral realizou-se no dia 16 de Janeiro na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.

Às famílias enlutadas, Notícias de Nariz e Fátima apresenta sentidas condolências.


Agradecimento Familiar

João Cláudio Martins ((40 anos)

Seus pais, Telmo Vieira Martins e D. Ermelinda Martins, bem como sua irmã, Dorinda Martins, vêm, por este meio, agradecer sentidamente e com muita amizade todas as manifestações de carinho e provas de pesar que receberam aquando da partida para o Pai do seu ente querido, bem como no dia da Celebração Eucarística que teve lugar na Igreja Paroquial de Nariz, e na romagem ao cemitério, no dia 8 de Dezembro de 2008.




Movimento Paroquial de Nariz – Ano 2008 (Síntese)

15 Baptismos

3 Matrimónios

21 Óbitos


Amigos do jornal

Mamodeiro: Cidália Fonseca 50.00€, Anónimo 20.00,Joaquim Silva Neto 10.00,Manuel Silva Neto 20.00, Alberto Sequeira 5.00, Helena Ferreira Almeida 10.00, Joana Beatriz Mota 10.00. Póvoa do Valado: Aida Marques 10.00. Vessada: Amadeu Pedra – Pai 10,00, Manuel Martins dos Santos 10,00, Maria da Conceição Martins 10,00, António Simões Romão da Conceição 10,00, Maria da Conceição Silva 10,00, Lucinda da Silva Vieira 10,00, José Maurício 6,00, Armando Neto 6,00, Maria Alice de Sousa Pereira 6,00, Amadeu Manuel R. da Pedra- Filho 6,00, José Coelho 6,00, Maria Célia Matos Birrento 5,00, Alpina Ferreira da Costa Estêvão 5,00, Carlos Manuel R. da Pedra 6,00, Maria Amélia Vieira Alberto 5,00, Teresa Melo 5,00, Maria Natália Lopes da Silva 7,00, Acácio Lameiro de Sousa 6,00, Noémia de Sousa 6,00, Amândio Boaventura Figueiredo 7,00. Nariz: Manuel Barreto 10,00, Noémia O. Costa 5,00, Alice V. da Cruz 5,00, Rosa M. Vieira 5,00, Jorge Limas 2,50, Dolores Vieira 5,00, Maria Helena B. Nunes 10,00, Anónimo 5,00, Lurdes Pinhão 5,00, Jorge Mota 3,00, Amália Pinho 4,50, José Ferreira 10,00, Gil Carvalho 10,00, António Filipe 10,00. Verba: Gil António Casal Ferreira 10,00, Paulo Oliveira 5, 00, Carlos Célio 10,00.


Página 3 (versão papel)

Cantinho dos neo-poentas

- E continua a Cotovia!

(a razão de ser do “Notícias de Nariz e Fátima”)


Viver, aproveitando o viver;

Querer, sabendo querer;

Sorrir, tendo prazer para o fazer;

Escrever, sentindo a alma a rejuvenescer!


Dar continuidade àquilo que dá vida,

Continuidade à força que nos faz ser,…

Que nos faz mover…

No nosso Jornal

A continuidade de páginas antigas,

A audácia de novas páginas e projectos.

Enfim, a própria escrita da cotovia:

Porque isto, sim, é sinal de alegria!


Porque a cotovia mantém o seu canto

E o seu voo permanece ágil e jovem…

Porque é esta cotovia

Que guarda a confiança e as palavras de um Homem!


Porque a cotovia pensa os momentos,

Observa a vida a cada passo…

Porque a cotovia sorri com alegria,

Canta a vida com todos os acordes

E em todos os compassos!


É com este espírito de cotovia

Que olho Deus nos céus,

Que admiro o seu brilho

E todo o seu calor…

É com o meu canto

Que dou glória e louvor a Ti, meu Senhor…


És Tu, Senhor,

A coragem que me ensina a não desistir,

A vontade que me ajuda em cada despertar,

A fé que guardo e que contemplo

Para sempre te amar!


Iniciamos mais um ano…

Continuamos o nosso caminho

E o desenrolar dos nossos passos,

Desenvolvemo-nos na fé

E preservamos a tua presença…

É em ti Senhor que acreditamos!

Ninoska Barros


Os nossos grupos

Nª Sª Fátima

1º Ano

Ana Francisca Venancio, Ana Leonor Santos, André Pires, André Miranda, André Oliveira, Bruno Eduardo Santos, Camila Valentina Ferreira, Darlene Simões, David Barbosa, Gonçalo Branco, Inês Vieira, Jorge Daniel Neto, Rafael Franco, Rodrigo Coutinho, Sabrina Castro, Soraia Amaral, Nance Valente, Bárbara Dias, Beatriz Marinho, Catequistas: Manuela Parada, Norbinda Cruz e Rosa Barros.



2º ANO

Andreia Solange Ferreira, Bárbara Alexandra Marques, Catarina Alexandra Carvalho, , Cátia Sofia Ferreira, Domingos Filipe Fernandes, Fábio Marques, Hugo Gabriel Jesus, João Filipe Pimheiro, Marise Ferreira, Milena Maria Ferreira, Mónica Ferreira Freitas, Nuno Edgar Marques, Rafael Grangeia, Rúben André Silva, Silvia Beatriz Lopes, Nelson Manuel Correia, Catequistas: Esperança Macedo, Gorete Sousa, Simone Sousa e Bárbara Oliveira.



Nariz

2º. Ano:

Adriana Santos, Ângela Costa, Carlos Barros, Diogo Silva, Francisco Dunas, João Miguel Gomes, Lara Neves, Maria João Neves, Pedro Miguel Alves, Rebeca Pereira, Ruben Marques, Tiago Marques, Tiago Arte, Tomás Rebolo. Catequistas: Marisa Costa, Vanessa Costa, Tânia Almeida


3º. Ano:

Bruna Menezes, Márcia Marques, Joana Bastos, Inês Pedra, Pedro Barros, Pedro Cura, Rui Martins, Tiago Cunha, Ana Margarida Barros, Patrícia Barros, Joana Almeida, Eliane Barros, Bruna Simões. Catequistas: Ninoska Barros, Liliana Freire, Jacinta Sousa



Contas da mordomia da Festa de Santa Luzia

(Ano 2008)

Peditório da freguesia de Nariz (Nariz, Verba, Porto de Ílhavo, Vessada e Ramalheiro) 2,302,41EUR; Peditório da missa, 136,00 EUR; Mesa de promessas 230,00 EUR; Caixa de esmolas 116,41 EUR; Total receita: 2,784,82 EUR.

Despesa total incluindo 4 opas novas para o andor de Santa Luzia 2,012,49 EUR;

Saldo entregue ao Conselho Económico Paroquial 772,31 EUR

Nariz, 01 de Janeiro de 2009

A Mordomia agradece a todos aqueles que colaboraram para a realização e continuidade desta Festa.


Página 4 (versão papel)


Gente da nossa gente

Sr Francisco João Gouveia Batista, Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, casado com D. Dina Marta Cardoso Ferreira Batista,Natural da Régua. Residentes na Póvoa do Valado.

Chegados a Nª Sª de Fátima quais as principais dificuldades de inserção?

(serviços – Junta; Igreja; Posto Médico; autocarro;… etc – pessoas,…)

A nível da inserção, dos serviços já necessitados, até ao momento, as dificuldades foram mais nos cuidados de saúde, onde foi complicado conseguir médico de família e por vezes difícil, quando necessário, conseguir consultas.

Nos transportes rodoviários, onde os acessos a determinadas zonas do distrito de Aveiro, são um pouco precárias.

Dos contactos que já mantivemos com alguns dos cidadãos residentes, são pessoas acessíveis.

O que é que vos fez vir viver para aqui?

Por motivos profissionais, assim como muita gente hoje em dia, tivemos que nos deslocar da nossa terra natal.

Há alguma coisa (património, pessoas,…) destas terras que merece particular destaque no vosso dia-a-dia? Porquê?

Até a presente data, não vimos nada que mereça destaque, também ainda não tivemos grande disponibilidade, para conhecer a zona que no momento nos envolve.

O que é que menos apreciam nestas terras?

O clima, devido à humidade, uma vez que era algo a que não estávamos habituados.

Do que é que sentem mais saudades das vossas terras de origem?

Dos familiares, as paisagens, que são completamente diferentes e do clima.

Teriam gosto em colaborar no desenvolvimento de algum projecto, de alguma iniciativa que ajudasse a melhorar as condições de vida de todos nós?

Sim, desde que fosse algo construtivo e dentro da nossa disponibilidade.



Notícias de Nariz e Fátima – avaliação e contas 2008

No passado sábado dia 10 teve lugar o encontro de distribuidores do JNNF da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Não foram muitos aqueles que marcaram presença, mas foram os suficientes para uma hora de discussão e convívio. Durante esta reunião houve oportunidade para acertar agulhas, esclarecer dúvidas, lançar novos desafios e conversar.

Certos que numa próxima oportunidade mais distribuidores participaram, o JNNF felicitam todos mais uma vez pela sua disponibilidade e colaboração.

No dia 11 a reunião teve lugar em Nariz. Domingo à tarde, uma sala bem composta. Os distribuidores relatam, quais apóstolos do nosso tempo, as incidências da sua missão. Quem abre a porta, quem não abre. Sobretudo preocupação em acolher bem, unir como fazem as pontes.

E em clima de corresponsabilidade por este património comum, a Direcção do NNF apresentou as contas do exercício económico 2008.

Jornal Noticias Nariz e Fátima - Relatório De Contas/2008

Receitas: Saldo 2007 911,50; Donativos 2 928,50; TOTAL 3840,00.

Despesas: Composição Gráfica + Impressão 2 692,13; CTT 224,10; Outros 7,06.TOTAL 2 923,29

SALDO (transporte para 2009 ) 916,71.


Refeições nas escolas de Aveiro marcadas pela Internet

O Município de Aveiro implementou um Sistema de Gestão Escolar para agilizar a marcação e desmarcação das refeições escolares, consulta de saldos disponíveis e de assiduidades dos alunos através do site da autarquia e de quiosques electrónicos. Os pais podem aceder a essas informações no endereço www.cm-aveiro.microio.pt.
Para o efeito, é necessário o recurso a cartões de proximidade e a quiosques autónomos (um por agrupamento escolar) que permitem efectuar carregamentos dos cartões, consultas, agendamentos e aceder a diversas informações.

Sem comentários: