domingo, abril 10, 2011

jnnf, ano XLV, nº 409 (Janeiro-Fevereiro 2011)

 
Editorial
clip_image002

O que é mais importante fazer?
O discernimento, a escolha que temos de fazer, de forma mais elaborada ou comum, muito provavelmente está associado às três grandes faculdades do ser humano: inteligência, vontade, afecto. Portanto, opta-se pelo que se conhece ou quer conhecer; pelo que desenvolve a capacidade de realização; pelo que permite dilecção – é este aspecto em particular que Saint-Exupery desenvolve no “Principezinho": Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante para ti.
Este “tempo”, o que dispomos para preparar os marcos da vida, é determinante, portanto, em todos os actos, em todas as organizações. É óbvio que quanto maior é a importância de certo acontecimento maior deve ser a preparação (“quanto maior é a nau maior é a tormenta”). Um aniversário, o nascimento de um filho, o casamento, a festa da nossa terra, a chegada de um familiar,… até os encontros comuns entre amigos, tudo requer do anfitrião determinado tempo; tempo para planear, para organizar, prepar e prepar-se,… como, quando, o que quer que seja.
Assim, estes dias que vivemos, o nosso olhar está colocado novamente no deserto. No deserto da Líbia, da Tunísia, do Egipto,… que desperta tumultos e cria apreensão à humanidade; no deserto de carestia de bens essenciais que indiciam precariedades e privacidades!
Mas é também do mesmo deserto que recebemos sinais (da História) da Salvação: a esperança numa nova era, a libertação.
O mais importante é colocarmos as nossas faculdades orientadas para o bem comum; não faltam sinais que as nossas comunidades sabem discernir o que é justo e bom para todos. Temos, isso sim, de descobrir onde se quer chegar; não importa muito o caminho que cada um tome, é importante é que, porque é Quaresma, saibamos onde nos vamos encontrar!
M. Oliveira de Sousa
Aniversário do Notícias de Nariz e Fátima (Março de 1967-2011)
No mês do seu aniversário convida todos os que têm, a título individual ou em grupo (associativo, empresarial,…), vamos contar a nossa história
Colóquio: Nª Sª de Fátima há 50 anos!
Todos nós temos um acontecimento, fotografias, experiências, episódio que ilustram o que fizemos nestes cinquenta anos. Quer colaborar na elaboração de uma enciclopédia desses acontecimentos?
Vamos registar, se possível em livro, tudo o que temos na memória e o que podemos investigar sobre o teatro, os ranchos, a agricultura, a indústria, o desporto, as instituições,…
Dia 22 de Abril às 18 horas (após a celebração de Sexta-feira Santa), REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROJECTO.
Contamos com todos, independentemente da formação ou profissão, quer esteja a residir cá ou fora da nossa terra.
Venha, depois decidirá se pode ou não colaborar. Temos a certeza que sim!
PS: a Direcção do NNF agradece a todos os que, directamente ou pelas plataformas electrónicas, deram os parabéns ao nosso jornal. Obrigado. Vamos continuar com o apoio de todos.
Visita Pastoral à Paróquia de Nariz

clip_image004
Decorreu de 17 a 20 de Fevereiro a visita Pastoral à nossa paróquia de Nariz. Apesar de ter sido muito curto o tempo da visita e as reuniões terem sido muito concentradas, «todos» os que quiseram, incluindo doentes e idosos, tiveram a oportunidade de ver, de cumprimentar, de estar com o nosso Bispo D. António Francisco dos Santos.
clip_image006Mesmo as crianças, os adolescentes e os jovens puderam dialogar com o Sr. Bispo, que pela sua simplicidade e abertura, permitia que fossem feitas perguntas, algumas talvez um pouco irreverentes como a daquele menino de 5 anos que perguntou «Bispo já rezaste hoje? Eu já rezei.». Todos nos sentimos muito bem com o pastor diocesano.
Foi uma bênção de Deus o nosso Bispo ter “acampado entre nós”. Há muitas pessoas que não têm a graça de um contacto frequente com o Bispo da diocese e por isso foi uma oportunidade quase única tê-lo presente “junto do povo” e ouvir da sua boca uma palavra de fé, de coragem e de esperança.
Neste terceiro ano de preparação do Jubileu dos 75 anos da nossa diocese, cujo lema é “A Igreja Diocesana Orante é Lugar de Esperança”, o nosso Bispo faz-nos um apelo que sejamos pessoas de oração e vivência Evangélica.
Obrigado Sr. Bispo e que nós, pessoas de Nariz, saibamos ser dignos desta visita Pastoral e sejamos uma paróquia unida, com querer e saber, vivendo na esperança e em comunhão com o seu Bispo. Obrigado.
MS
Centro Social Paroquial inaugurado


clip_image008

No sábado, foi inaugurado o Centro Social Paroquial de Nariz, que já está em funcionamento nas actuais instalações desde 2003, com valências infantis mais apoio domiciliário. O pároco e presidente da direcção do centro social exprimiu na ocasião o desejo de avançar com uma clip_image010oferta social para os mais velhos: Lar e Centro de Dia para idosos. Nesse sentido, referiu que existe um terreno, barato, com boas condições para as novas valências, e sugeriu, por isso, que a Câmara Municipal de Aveiro, representada na bênção pelo presidente, Élio Maia, elabore um plano de pormenor e destine a zona a equipamentos sociais, de modo a evitar a especulação imobiliária.
J.P.F.



























 
 
Movimento Paroquial
Nª Sª Fátima

Falecimentos
clip_image012
Em 27 de Setembro, faleceu, em Mamodeiro, JOSÉ MARIA SANTOS PINHEIRO, conhecido familiarmente por José Polónio, com 86 anos.
À sua família, que também é família do nosso jornal, apresentamos as nossas condolências acreditando que Deus acolhe com amor aqueles que sempre agiram de coração aberto e de boa vontade.
 
 
clip_image014
No dia 23 de Dezembro, faleceu, na Póvoa do Valado, José Coelho da Fonseca (91 anos), casado com Encarnação Júlia de Jesus, pai de Maria Adília de Jesus Fonseca Nunes.
O Sr José era um daqueles homens de grande têmpera, com uma vida inteira de trabalho honrado, um homem sério, de valores profundos que viveu na sua família e os transmitia no dia-a-dia das nossas comunidades porque, por força dos “Dias para fora”, privou com tantas gerações de outras famílias.
Devemos muito, todos nós, a famílias como esta que faz da sua vida autêntico serviço ao outro, à comunidade: na catequese, nos grupos variados de acção pastoral, no jornal, nas associações,… são famílias inspiradas por homens bons, que ficam para a eternidade.
clip_image016
 
 
MANUEL FERREIRA ROMÃO (55 anos ), faleceu no dia 20 de Janeiro, em Mamodeiro. A sua esposa, cunhado, sobrinhos e demais família, agradecem a todas as pessoas de suas relações e amizade, que os acompanharam nas exéquias e o seu funeral.
 
 
CONCERTO de COROS LITURGICOS
clip_image018
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, realizou-se no passado mês de Dezembro, um concerto de Coros Litúrgicos na Praça de Peixe, da Cidade de Aveiro, no qual participou o Coro Paroquial de Nª Sra de Fátima.
Foram várias as pessoas da freguesia que puderam assistir a este concerto. Não passou despercebida também a presença do nosso Bispo D. António Francisco dos Santos, que manifestou o apreço e satisfação pelo trabalho deste coro.
 
Amigos do Jornal

Nariz

Maria Marques Fernandes 5.00€; Helena Simões Vieira        5.00€; António Pereira 6,00; José Nabais 5,00; António Neves Domingues 6,00; Hermínia Eugénia 5,00; Maria Fernanda Barreto Ferreira 5,00; Emanuel Magalhães 15,00
Mamodeiro
Maria Seabra Maia - 10.00; Benilde Lameiro Ferreira - 5.00; José Ferreira Dias - 5.00; Sérgio Manuel Pinto Dias - 5.00; Armando Teixeira Pinto - 5.00; Maria Fernandes Pinheiro - 10.00; Helena Almeida - 10.00; Sara Cristina Vieira Dias - 5.00; Fernando Branquinho Dias - 5.00; Alcina Duarte - 15.00; Anónimo - 10.00; Anónimo - 15.00
Póvoa do Valado
José de Barros - 10.00; Manuel Costa Campina - 8.00; Porfírio Vieira Carvalho E Silva - 8.00; Manuel Simões Carvalho - 10.00; António Cruz - 10.00; Carminda Cebola - 10.00; Maria das Dores Oliveira - 20.00;
Bem-haja, D. António Francisco.
Bom Pastor Aveirense,
Caminho seguro
De confiança e valor:
Connosco queres continuar a caminhar,
Olhando na mesma direcção
E ao nosso redor,
Com muito amor.
Nas crianças, nos jovens e nos velhinhos
Deixas mensagens belas,
Simples e aconchegantes.
Em todos os paroquianos,
Um horizonte de fé, esperança e perseverança,
Que são a tua marca de confiança.
A tua presença entre nós,
A tua dedicação,
A tua voz
E os teus gestos
Dão-nos conforto, sabedoria e maior afecto.
Homem sempre atento, perspicaz e envolvente,
Assim estás nos corações da nariense gente.
São muitos os momentos de mensagem
Que ficam connosco
E contigo,
Que (d)escrevem a tua presença amiga
Em Nariz, na Vessada, em Verba ou no Ramalheiro.
Momentos que testemunham e perpetuam
A presença pastoral entre nós do nosso Bispo.
- Bem-haja, D. António Francisco.


Ninoska Barros





























 

Adelino Nunes Aires expõe mais e novas obras de arte naval e arte sacra

clip_image020
O Salão Nobre do da Junta de Freguesia acolheu, nos dias 19 e 20 de Fevereiro, o valioso espólio artístico de arte naval e arte sacra do artesão nariense, Adelino Nunes Aires.
A inauguração desta exposição contou com a presença do Senhor Bispo de Aveiro em no âmbito da sua visita pastoral à Paróquia. Presentes nesta cerimónia estiveram ainda o Pároco, Padre José Augusto Nunes, os membros executivos da Junta de Freguesia e vários populares.
Na sessão solene, D. António Francisco deixou palavras de agradecimento e de maior enaltecimento ao artesão nariense, autor de dezenas de obras, a maior parte ali expostas para o efeito. De forma simples e reconhecida, mestre Adelino Aires agradeceu as palavras tão sentidas e amigas do Bispo de Aveiro, seu admirador.

Mário PC Martins (texto) | António Bastião (fotos)

Novos órgãos directivos do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba
O Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba realizou, no dia 30 de Janeiro, a reunião de apresentação de contas relativas ao ano 2010 e aproveitou para apresentar publicamente os novos órgãos directivos para o ano 2011.

Direcção: Presidente: Ricardo Silva; Vice-Presidente: Maria Manuela Vieira; Secretário: Marisa Costa; Tesoureiro: Mário M. Costa.
Conselho Fiscal: Presidente: António Maio; Secretário: Joana Fonseca; Vogais: Mário Costa Estêvão; Almerinda Marques e António C. Jacinto.
Assembleia-Geral: Presidente: Manuel P. Estêvão; Vogais: Martinho Lopes; Humberto Lopes Jacinto e Manuel M. da Silva.
Mário PC Martins






27 de Março - Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI) e celebra-se anualmente a 27 de Março, em toda a comunidade teatral internacional.
O teatro, é de certeza a “Nação” mais antiga do planeta, com 20 séculos de existência desde a antiga Grécia. Mas a arte de representar, nasceu muitos séculos antes, quando o primeiro homem sentiu a necessidade de descrever para outros as suas aventuras de caça.
Provavelmente no centro do círculo à volta da fogueira, tenta transmitir aos seus contemporâneos em círculo à volta da lenha ardente que ilumina, aquece e enche de fumo o ambiente. Aquela audiência está ávida de conhecer a experiência que o narrador tenta transmitir. Dados os rudimentos fonéticos de linguagem, podemos imaginar a sua dificuldade em descrever com exactidão a flora, fauna e a geografia do terreno.
Temos nesta cena imaginada, vários elementos fundamentais à acção teatral como por exemplo, o actor (Aquele que tenta transmitir a mensagem), o palco (Espaço em redor da fogueira), a luz (Fornecida pela fogueira) e finalmente, o público (Os seus contemporâneos que o observam e tentam compreender).
Esta nobre arte, sobreviveu através dos tempos a todas as vicissitudes, como a ausência de educação artística na infância, que impede a sua descoberta e o seu usufruto; a pobreza que invade o mundo, afastando os espectadores, e a indiferença e o desprezo dos governos que deviam promovê-lo.
O teatro é um movimento vivo que comove, ilumina, alegra, exalta, revela, provoca e transgride com as suas pausas, silêncios, sombras, palavras e acção em sintonia com o público.
Parafraseando o dramaturgo Peter Brooks, diríamos que, “A única diferença entre o teatro e a vida, é que o teatro, é vida.”
Nos 50 anos da celebração desta data festiva para toda a comunidade cénica, a nossa pequena Associação faz questão de pela primeira vez, celebrar o acontecimento na nossa Freguesia, partilhando o acontecimento em conjunto com os nossos conterrâneos, promovendo o convívio, teatro, música e poesia, no nosso salão polivalente.
Programa provisório:
10.00h - Abertura do “Teatrus bar"
12,30h - Almoço
14,30h - Representação de uma comédia pela Associação Teatral de Fátima
15,15h - Espaço de poesia
15,20h - Grupo musical NSG com elementos da Freguesia de Nª Sª de Fátima
16,20h - Sessão de “Conta - histórias”
17,00h - Espaço de poesia
18,00h – Sorteio de rifas tendo como prémios
1º - 1 Leitão
2º - 1 Bicicleta
3º - 1 Mini aspirador
4º - 1 Garrafa de whisky
5º - 1 Garrafa de Porto
Encerramento com o hino da Associação
Ainda no âmbito da nossa itinerância anual, continuaremos as representações por esses palcos fora, com as peças “O golpe mortal” e “Dois criados em apuros”.
A Direcção da Associação, decidiu oferecer os donativos do espectáculo do dia 12 de Março em Verba, ao Jornal Notícias de Nariz e Fátima. Este órgão de informação, tem servido esta e outras Associações da Freguesia como meio de divulgação das suas actividades, e não podemos ignorar nem virar as costas a quem nos tem ajudado. É o mínimo que podemos fazer. É obrigação de todos nós como comunidade.
Uma palavra de muito apreço a todos quantos, com enorme esforço e missionária dedicação, se têm dedicado a manter de pé a regular edição do jornal que é também um símbolo da nossa identidade colectiva.
A Direcção
 
BTT com cores de Natal – Branco e Vermelho!

clip_image022
O toque mágico do Natal vem com a brancura e o frio, associado aparecem as experiências na neve e é uma dessas que vamos partilhar com os leitores. A equipa Agarrados ao BTT com elementos de S. Bernardo, Moita, N.ª Sr.ª Fátima…, não podia deixar de marcar a sua presença no “Assalto ao Caramulo” no dia 01 de Dezembro - vários grupos de BTT juntam as suas tropas no sopé do caramulo e a partir de vários pontos sobem até se encontrarem no topo. O inimigo estava armado com chuva, neve, frio, subidas, manadas de gado e outras surpresas. Aconselhamos esta experiência aos leitores, porque bem perto de nós, no caramulinho, o sol contrasta com a neve e dão à paisagem uma beleza única e justificativa de todo o esforço dispendido numa bela caminhada ou pedalada. Para nós esta é uma das razões, que nos faz levantar da cama tão cedo, em condições às vezes tão adversas, mas que no final só uma palavra descreve: "Espectacular !...". O evento contou com cerca de 450 betetistas de diversas zonas, Anadia, Mortágua, Águeda, e como não podia deixar de ser de Aveiro, etc…
Na manhã fria do passado domingo 19 de Dezembro, realizou-se o 1.º Passeio de Natal em BTT, sob a organização da equipa Agarrados ao BTT, com saída de N.ª Sr.ª Fátima pelas 8 horas. Participaram neste evento 32 betetistas de todas as idades, o mais novo com 12 anos e o mais “experiente” com 75 anos. O passeio permitiu espalhar a cor e alegria do Natal por algumas artérias da nossa cidade, pois todos os participantes deste evento estavam caracterizados com um barrete tradicionalmente vermelho de Pai Natal. Na chegada à praia da Barra (onde fazia um frio gélido) alguém carinhosamente ofereceu o tradicional vinho do Porto, acompanhado de umas bolachas com motivos natalícios, que deu força às pernas e aqueceu os corações, para o regresso a casa.
Agarrados ao BTT
Nova sede para a Associação Desportiva de Nariz (ADN)
clip_image026
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) inaugurou oficialmente no dia 20 de Fevereiro, domingo, a sua nova sede, situada próximo do Largo da Igreja Paroquial de Nariz e do edifício-sede da Junta de Freguesia.
Com instalações mais amplas, a ADN passa a ter melhores condições para implantar os seus serviços aos associados e simpatizantes. O espaço agora inaugurado conta com uma grande sala de convívio, um bar e uma sala de reuniões. Lá dentro é possível observar, nas prateleiras e estantes, os troféus e medalhas conquistadas por esta Associação ao longo dos últimos anos.
As instalações passam a estar abertas ao público à terça e à sexta-feira, à noite, e aos sábados e domingos, depois de almoço até ao final do dia.
Mário PC Martins (texto) | António Bastião (fotos)
Acesso à UTMB – Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico.
No dia das eleições Presidenciais, uma Comissão de Cidadãos da Freguesia de Nossa Senhora Fátima (CCNSF), recolheu assinaturas, abaixo-assinado, para legitimar a apresentação de uma proposta para o traçado de acesso à UTMB.
No dia 3 de Fevereiro, na reunião pública da Câmara Municipal de Aveiro, foi apresentada ao Executivo Camarário o abaixo-assinado, em que a população da freguesia de Nossa Senhora de Fátima manifestava a rejeição do traçado pretendido pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo em conta a existência de uma solução alternativa mais favorável do ponto de vista económico e ambiental.
A Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro, votou a favor do traçado proposto pela Câmara para a via de acesso à futura Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB).
VISITA PASTORAL A NARIZ
clip_image028
Um memorável acontecimento na nossa Paróquia marcou os dias 17, 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2011: a visita pastoral do Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.
A presença do Pastor da Diocese entre nós foi marcada por momentos de abertura e estímulo a trilhar novos caminhos de evangelização através da oração, da vivência em comunidade e fraternidade, da importância da celebração comunitária, da consciencialização de todos para os novos tempos e para a transformação interior.
Foram vários os momentos marcados pela presença amiga do nosso Bispo. Quis começar a visita pastoral estando bem próximo das crianças do Centro Social Paroquial, depois dos doentes e velhinhos; com os catequisandos e jovens crismandos; com os agentes de pastoral litúrgica, catequética e caritativa; com os membros da Fábrica da Igreja, das comissões de festas e da Irmandade; com os membros directivos da Junta de Freguesia; com as empresas e trabalhadores; com o mestre da arte sacra e naval, Adelino Aires, e com o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré. Percorrendo as ruas, os caminhos e as pontes que ligam a Paróquia e Freguesia expressou a todos quantos e viu, saudou e conversou o desejo de que eles continuem a unir sempre mais e melhor. Tantos outros momentos foram vivenciados nas celebrações eucarísticas. Muitos deles ficaram fotografados em papel, todos gravados na memória e no coração certamente.
Da presença pastoral do Sr. Bispo no primeiro dia (quinta-feira, dia 17), destaco a visita aos doentes. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única e muito enriquecedora para todos quantos se sentem tantas vezes sós, muitos deles sofrendo e vivendo o dia-a-dia na cama ou no sofá esperando, muitas vezes, a presença de alguém que lhes dê atenção, importância e valor, dedicando um pouco do seu tempo no aconchego da palavra amiga ou do abraço reconfortante.
No dia 18, sexta-feira, pelas 18h00, D. António Francisco foi agraciado com algumas danças pelo Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Nazaré de Verba, sendo depois presenteado com uma lembrança do grupo a quem ofereceu palavras de reconhecimento e estímulo. Conheceu as instalações do Centro Social de Verba e celebrou a Eucaristia, na Capela, às 19h00, animada pelo grupo coral, que se enriqueceu com vários elementos, nomeadamente crianças. À noite encontrou-se com os jovens crismandos.
No sábado, dia 19, pelas 10h00, encontrou-se com as crianças da catequese de infância (do primeiro a sexto anos) que o esperavam ansiosamente. Este encontro foi bastante animado e participado, pois contou com a presença dos catequistas e de muitos pais que fizeram questão de acompanhar e de estar ali com os seus filhos neste encontro singular. As crianças mostraram-se receptivas à mensagem do Bispo e foi com grande felicidade e vontade lhe cantaram lindas músicas, que prepararam para si ao longo da semana. Às 12h00, participou na inauguração da exposição de arte naval e sacra do mestre Adelino Aires, no salão nobre da Junta de Freguesia.
Da parte da tarde, esteve presente na inauguração do Centro Social e Paroquial, e procedeu à sua bênção. No lanche partilhado teve ocasião para conversar com várias pessoas de diferentes quadrantes da Paróquia. O final da tarde deste dia ficou marcado pelo encontro com os adolescentes e com membros dos grupos de pastoral litúrgica, catequética, zeladoras, grupo coral, ministros da comunhão e sacristão.
No domingo, dia 20, presidiu à Eucaristia de encerramento da visita pastoral e à celebração do sacramento do Crisma de quinze jovens (um deles da paróquia vizinha de Eixo). A igreja encheu-se de fiéis, numa expressão de unidade e apreço ao Pastor da Diocese que veio para todos, sem excepção. A homilia foi marcante, doutrinária e estimulante pelas palavras sábias e proféticas e pelos apelos lançados. No final da Eucaristia, foram oferecidas pequenas lembranças, grandes em sentido e valor, símbolos da imaginação e do trabalho de alguns paroquianos, tradutoras da gratidão de toda uma Comunidade Paroquial que sabe ser acolhedora e grata. Estas manifestações de carinho e apreço foram também retribuídas, no final da Eucaristia, e pessoalmente, por D. António Francisco, à porta da Igreja, no beijo e no cumprimento a cada um.
- Dêmos graças a Deus nesta hora e daqui em diante! As gentes de Nariz, de Verba da Vessada, de todos os lugares, agradecem e orgulham-se por ter vindo até nós o sucessor (aveirense) dos Apóstolos, partilhando e (com)vivendo, mostrando-se tão receptivo e tão perto de cada um de uma forma tão única, tão simples e tão pessoal. Como faz o Mestre.

Ninoska Barros | Mário PC Martins
Celebração de Encerramento
clip_image030
clip_image032
clip_image034
clip_image036
clip_image038
clip_image040
clip_image042
clip_image044
clip_image046
clip_image048

































































































































































Sem comentários: