segunda-feira, abril 18, 2011

jnnf, ano XLV, nº 410 (Março-Abril 2011)


S A N T A   P Á S C O A  2 0 1 1
 
Editorial
A Dívida Soberana - Sete mandamentos para atravessarmos a crise
clip_image001
1º - A primeira de todas as dívidas soberanas, e certamente a mais fundamental, é aquela que cada um de nós mantém para com a Vida. Essa dívida nunca a pagaremos, nem ela pretende ser cobrada. Reconhecer isso em todos os momentos, sobretudo naqueles mais exigentes e confusos, é o primeiro dos mandamentos.
2º - Se a maior de todas as dívidas soberanas é para com um dom sem preço como a vida, cada pessoa nasce (e cresce, e ama, luta, sonha e morre) hipotecada ao infinito e criativo da gratidão. A dívida soberana que a vida é jamais se transforma em ameaça. Ela é, sim, ponto de partida para a descoberta de que viemos do dom e só seremos felizes caminhando para ele. É o segundo mandamento.
3º - O terceiro mandamento lembra-nos aquilo que cada um sabe já, no fundo da sua alma. Isto de que não somos apenas o recetáculo estático da Vida, mas cúmplices, veículos e protagonistas da sua transmissão.
4º - O quarto mandamento compromete-nos na construção. Aquilo que une a diversidade das profissões e as amplas modalidades do viver só pode ser o seguinte: sentimo-nos honrados por poder servir a Vida. Que cada um a sirva, então, investindo aí toda a lealdade, toda a capacidade de entrega, toda a energia da sua criatividade.
5º - A imagem mais poderosa da Vida é uma roda fraterna, e é nela que todos estamos, dadas as nossas mãos. A inclusão representa, por isso, não apenas um valor, mas a condição necessária. O quinto mandamento desafia-nos à consciência e à prática permanente da inclusão.
6º - As mãos parecem quase florescer quando se abrem. Os braços como que se alongam quando partem para um abraço. O pão multiplica-se quando aceita ser repartido. A gramática da Vida é a condivisão. Esse é o mandamento sexto.
7º - O sétimo mandamento resume todos os outros, pois lembra-nos o dever (ou melhor, o poder) da esperança. A esperança reanima e revitaliza. A esperança vence o descrédito que se abate sobre o Homem. A esperança insufla de Espírito o presente da história. Só a esperança, e uma Esperança Maior, faz justiça à Vida.
Pe José Tolentino Mendonça
 
Mariana Lopes a caminho da Fase Final do Campeonato da Europa
clip_image003
A jovem jogadora Mariana Lopes, de Verba, atleta do Alavarium e internacional Sub 17 desde 2010, teve um papel preponderante na qualificação da Selecção Nacional de Andebol (Juniores B Femininas) para o Europeu de Sub-17 que se realizará na República Checa, de 23 de Junho a 3 de Julho de 2011.
A jovem jogadora Mariana Lopes, de Verba, atleta do Alavarium e internacional Sub 17 desde 2010, teve um papel preponderante na qualificação da Selecção Nacional de Andebol (Juniores B Femininas) para o Europeu de Sub-17 que se realizará na República Checa, de 23 de Junho a 3 de Julho de 2011.
A "nossa" atleta, depois de ter participado no estágio que decorreu em Leiria de 9 a 13 de Março, mereceu novamente a chamada dos responsáveis federativos, e me particular da seleccionadora nacional, Filomena Santos, tendo alinhado, como titular, nos jogos que decorreram em Alcanena, contra as selecções da Macedónia (25.03) Rússia (26.03, jogo transmitido em directo pela RTP2) e Montenegro (27.03).
clip_image028
Alinhando em todos os jogos, como titular, Mariana Lopes ("Ferreira", assim é conhecida) teve um papel preponderante no passaporte da selecção portuguesa para o Europeu da categoria.
Depois da vitória inicial sobre a Macedónia por claros 27-19, as jovens lusas não resistiram ao poderio da forte formação russa no segundo jogo, tendo perdido por 34-23 (as russas venceram os três jogos da competição). Na última e derradeira jornada era imperioso Portugal ganhar à selecção de Montenegro para assegurar o segundo lugar. E num jogo bastante emocionante, com as bancadas repletas de público, Portugal venceu as montenegrinas por 31-29, com sete golos da Mariana, que foi a segunda melhor marcadora do encontro, que teve lugar no Pavilhão Desportivo de Alcanena.
Portugal e Rússia são as duas selecções do grupo 7 que vão estar na fase final do Campeonato da Europa de Sub 17 femininos.
clip_image030
Notícia de Nariz e Fátima endereça os parabéns à Mariana, extensivo a seus pais e irmão - também ele atleta, no SC Beira Mar -, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e desportivas. Ao mesmo tempo fica a torcer por novas chamadas à equipa das Quinas. E claro, desejamos que traga uma medalha da República Checa, pois claro!
- Força, Ferreira! Nariz está contigo!
Mário PC Martins
 
 
Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB) em construção
clip_image005
clip_image007
Ergue-se uma cidade (de lixo) mesmo à nossa porta!
Todos os dias ganha maior dimensão o que vai ser a UTMB.
Continua por resolver o acesso. Continuam as preocupações: como é que vai ser “alimentado” aquele monstro? Será que está criada a comissão de peritos de clip_image011qualidade do ar, de água, solos, para clip_image009acompanhamento e monitorização desses elementos? Estarão feitos os estudo científicos da qualidade actual para comparação posterior?



12º TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL “ TORNEIO MANUEL NETO”
21, 22 e 23 de Abril de 2011
A Associação Recreativa e Cultural da Barroca, como vem sendo hábito, na quadra festiva da Páscoa, irá organizar o 12º torneio de Futebol Juvenil. A partir desta data e em homenagem a um Homem que dedicou a sua vida ao futebol juvenil em Aveiro e, nos últimos anos em particular no Barroca, este torneio passará a chamar-se “TORNEIO MANUEL NETO”.
A Direcção do Barroca entendeu expressar, deste modo, uma merecida e simbólica homenagem ao Homem que veio dinamizar o Futebol juvenil desta colectividade. A dedicação sem limites ao Clube, aos jovens atletas, a força e intensidade com que vive todos os jogos e treinos e a serenidade e sabedoria que transmite nas situações mais complicadas onde é necessário uma voz conciliadora foram alguns dos motivos deste sentido reconhecimento público.
Este ano o Torneio vai realizar-se para três escalões, nomeadamente, Benjamins A, Benjamins B e Infantis A, permitindo deste modo a todas as equipas do Clube participar na competição.
Foram convidadas equipas do concelho e de concelhos limítrofes, sendo que este ano e por impossibilidade de participação dos amigos Madeirenses da Ponta do Sol, a Direcção do Clube entendeu convidar, mais uma vez, a equipa da Corunha, Espanha - O Maravilhas, dando assim um carácter internacional ao evento.
Assim, para além de três equipas do Barroca participam as equipas do Requeixo, Taboeira, Estrela Azul de Cacia, Eixense, Oiã, Águas Boas, Águeda, Ala Arriba de Mira e o Maravilhas de Espanha.
Similarmente, a anos anteriores, o torneio continuará a ser abrangente e para isso irão contribuir os pais dos atletas com um papel muito importante. Também eles são convidados a participar e poderão jogar na sexta-feira à tarde o tradicional jogo dos Pais e das Mães, serão o Pais dos Infantis a defrontar os Pais dos Benjamins e do mesmo modo para as Mães. Desta forma, o Barroca pensa dar uma maior envolvência ao torneio com a entrada dos pais e assim poderemos ver os mais novos a incentivar os mais velhos e vice-versa.
OS NÚMEROS DO TORNEIO
12 – Equipas Participantes
180 – Jovens futebolistas a competir
9 – Horas de competição
20- Voluntários a apoiar na organização
4 – Equipas de Arbitragem disponibilizadas pela Associação de Futebol de Aveiro
21- Troféus
1 - Livro do torneio
32- Empresas patrocinadoras
4000 € - Orçamento previsto para a realização do torneio
Sendo a Formação Juvenil umas das principais apostas da A.R.C. da Barroca, o evento assume uma importância extrema e é por este motivo que, apesar das dificuldades, a Associação coloca neste torneio todo o seu empenho e energia, fomentando desta forma o convívio entre os atletas ao mesmo tempo que permite fazer a divulgação do Clube e da Freguesia.
Para o sucesso do torneio, o Barroca conta mais uma vez com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e da Câmara Municipal de Aveiro, que irão apoiar na logística do torneio.
Esperamos que outras pessoas possam contribuir com a sua presença apoiando, deste modo, os jovens atletas e Pais que aceitem o desafio de participar neste torneio.
 
 
Movimento Paroquial
Nariz
SEMANA SANTA 2011 (Horários das Celebrações)
Domingo de Ramos (17/04/2011)
09:00h – Concentração no Largo do Cruzeiro. Benção dos Ramos. Procissão de Ramos para a Igreja Matriz onde continua a Celebração da Eucaristia do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Celebração Diocesana do Dia Mundial da Juventude, nas diversas paróquias do Arciprestado.
14:00h – Encerramento da Visita Pastoral do Sr. Bispo ao Arciprestado de Oliveira do Bairro. Celebração Diocesana do Dia Mundial da Juventude, em Oliveira do Bairro.
Quinta-feira Santa (21/04/2011)
10:00h – Missa Crismal, na Sé de Aveiro, presidida por D. António Franscisco dos Santos.
20:00h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial. Haverá adoração do Santíssimo Sacramento até à meia-noite.
Sexta-feira Santa (22/04/2011) 
14:30h - 15:30h – Tempo de Oração, na Igreja Matriz.
20:00h – Celebração da Paixão do Senhor e Via-Sacra pública, com início na Capela de Verba, passagem pela Vessada e a terminar na Igreja Paroquial.
Sábado Santo (23/04/2011)
20:00h – VIGÍLIA PASCAL, com bênção do Lume Novo e da Água, na Igreja Paroquial. (Nota: trazer a vela do Baptismo)
Domingo de Páscoa (24/04/2011)
9:30h – Missa do Dia de Páscoa, na Igreja Paroquial.
14:30h – Início da Visita Pascal, em Verba e Vessada, como costume.
Segunda-feira da oitava da Páscoa (25/04/2011)
9:30h – Missa do Dia, na Igreja Paroquial.
10:30h – Início da Visita Pascal, em Nariz, como costume.
Pela catequese
clip_image013
clip_image015
“Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”
Dentro deste espírito diocesano, a catequese em Nariz continua a fazer caminhada de Quaresma. “Confia”, “Descobre”, “Dá”, “Crê”, “Transforma”, “Entrega”, “Anuncia”. É com estas atitudes que vamos deixando a marca dos nossos passos a caminho, para que toda a comunidade possa viver também neste espírito de confiança, descoberta, partilha, fé, transformação e entrega a uma vivência pascal anunciando a ressurreição de Jesus Cristo.
Inserido nesta dinâmica, o 9.º ano de catequese celebrou a festa dos sacramentos no dia 20 de Março procurando dar uma explicação de cada sacramento ao longo da Eucaristia.
No dia 2 de Abril, o mesmo grupo quis viver um dia diferente e viveu um mini-retiro. Pensamos que foi muito positivo, tanto pelas propostas apresentadas, mas sobretudo pelas respostas e empenho de todo o grupo. Foi apenas mais uma sementeira, veremos mais tarde o fruto que dará. Para já há que cuidar do seu crescimento.
O grupo é constituído por Ana Rita, Bruna Carvalho, Diogo Carlos, Jéssica Rodrigues, Márcia Santos, Vanessa Estêvão e o catequista.
M.S.
Amigos do Jornal
Póvoa do Valado
Albino Santos Freitas - 5,00€; Paulo Marques (Raso) - 10.00€; António Pinheiro (Cavadinha) – 10,00€; Victor Almeida (Cavadinha) - 10,00€; Rosa Magalhães - 5,00€
Mamodeiro
Manuel Saraiva Pinheiro - 7,00€; Margarida Castro Albino - 5,00€; Alberto Sequeira - 5,00€; Benvinda Ferreira Costa - 10,00€; Anónimo - 5,00€
Verba
António Blandino 6,00 € ; Carlos Arcénio Neto 10,00 € ; Hélder Freire 5,00 € ; Arménio Oliveira Barros 6,00 € ; Aurélio Cerêjo Barros 10,00 € ; Laurinda Carvalho 5,00 € ; Almerinda Lopes Santos 5,00 € ; Cesaltina Simões Jacinto 6,00 € ; Horácio Sousa Jacinto 7,00 € ; Belmira Ana 5,00 € ; António Maia 10,00 € ; Manuel dias (Verba) 10,00 €; António Júlio V. Lopes (Verba) 5,00 €: Mário Jacinto (Verba) 5,00 €; Fernanda Barros (Verba) 20,00 €; António Cândido Jacinto (Verba) 10,00 €; Emanuel Simões (Verba) 7,20 €; Gil Casal Ferreira (Verba) 5,00 €; Carlos Simões (Verba) 5,00 €
Nariz
- Mabilde Ruivo  5,00; - Manuel Costa   5,00; - Carlos Franco  10,00; - António Rebolo    10,00; - António Filipe    9,00; - Miguel Nunes    5,00; - Almerinda Belém    5,00; - Acácio Ribeiro   10,00; - Manuel Marques Fernandes   10,00; Belarmino Ferreira de Oliveira 10,00 € ; Carlos Ferreira Oliveira 10,00 € ; Francisco António F. M. Morgado 10,00 € 
 
clip_image017Armazéns Reis (Mamodeiro) – Prémio de Excelência
No número anterior demos nota desta distinção. O nosso jornal, associando-se a todos os que contribuem para o desenvolvimento das nossas comunidades, realce um pouco da história e das circunstâncias deste reconhecimento.
Iniciada a actividade em Março de 1990, os Armazéns Reis acabam de celebrar o seu vigésimo aniversário. Um caminho longo, de muito trabalho e sucesso, que transformaram uma empresa familiar numa marca de referência na região.
Com a sua área de actuação centrada na comercialização de materiais de construção, bricolage, decoração e jardim, os Armazéns Reis têm vindo a adaptar-se à evolução crescente do mercado. Actualmente ocupam um lugar de destaque e de liderança no distrito de Aveiro, sendo uma empresa reconhecida em toda a região e que tem como objectivo a curto prazo o alargamento ao mercado nacional.
A sua presença bastante forte no mercado e o seu grande know-how do modo de funcionamento do mesmo permitiu já a abertura, em 2008,  de uma filial nos Açores, na ilha de Santa Maria, a Barretazul - Comércio de Materiais de Construção, S.A.  
São 12 as áreas em que a empresa se centra. Desde a construção, às ferramentas, higiene e segurança no trabalho, decoração e utilidades, electricidade e iluminação, rega e jardim, canalização e saneamento, cerâmica e sanitários, cozinhas e electrodomésticos, climatização, madeiras, ferragens e arrumação e, ainda, tintas e drogaria. Uma vastíssima gama de oferta de produtos e serviços que proporcionam ao cliente a possibilidade de, no mesmo espaço, encontrar tudo o que precisa para a realização dos seus projectos, profissionais ou particulares.
Com esta comodidade e com a qualidade e experiência de quem está há 20 anos a servir mais e melhor, os Armazéns Reis dispõem de quatro espaços diferenciados e orientados em função dos seus vários tipos de clientes.
No Espaço BRICO funciona o sistema de hipermercado moderno, numa vertente self-service, onde o cliente poderá encontrar desde ferramentas a todo o tipo de material relacionado com o jardim, madeiras, campismo, e decoração, numa oferta variada e organizada por secções
O Espaço HOME é dedicado à cerâmica, sanitários e todos os materiais de acabamento, numa exposição com 1200 m2. Uma equipa de vendas especializada está ao seu dispor, num atendimento personalizado que o ajudará a encontrar soluções adequadas ao seu gosto.
Orientado para os profissionais das mais diversas áreas, existe o Espaço PRO, com materiais de primeira qualidade a preços absolutamente competitivos.
Já o Espaço EXPORT é vocacionado para trabalhar o mercado externo e é apoiado a 100% pelo nosso departamento comercial. 
“Agarrados ao BTT”, nova associação em Nª Sª de Fátima
clip_image019
É com grande alegria que publicamos a criação de uma nova associação com uma forte base de apoio de pessoas da nossa freguesia. A equipa anteriormente conhecida por Teixeira & Tavares - Volybox - Lidersun, decidiu tornar-se uma associação e com esta mudança vai passar a ser conhecida por Agarrados ao BTT Clube.
Um dos objectivos desta associação é organizar uma prova BTT, prova essa que já está em marcha (ver artigo neste Jornal sobre I Rota da Mamoa), para além de promover a prática de desporto, o uso da bicicleta e o contacto com a natureza . Mais informações podem ser encontradas em www.agarradosaobtt.blogspot.com.
Numa altura de tantas dificuldades, é de salientar a atitude deste grupo de pessoas que com o seu esforço e dedicação, procuram trabalhar em prol do bem comum e levar o bom nome das suas terras mais além. 
Teatro em movimento
27 de Março de 2011, salão polivalente da Freguesia de Nª Sª de Fátima, DIA MUNDIAL DO TEATRO.
clip_image021
clip_image023
Pela primeira vez na história desta jovem freguesia de quase 26 anos, foi celebrada esta efeméride, realizada à escala mundial desde 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro da UNESCO. A nossa humilde Associação, aliou-se à comunidade cénica e organizou uma pequena festa, juntando 3 vertentes da palavra como meio de comunicação: O teatro, a poesia e a música. Os nossos conterrâneos e nem só, foram convidados a partilhar este momento e mais uma vez, marcaram presença em grande número nesta celebração que começou por almoço servido pela Associação. Perto das 15 horas, deu-se início à abertura do programa cultural com a Ana e o Virgílio, fazendo uma pequena apresentação alusiva à efeméride e ao papel do teatro no mundo. Seguiu-se depois a comédia de Augusto Branco, “2 criados em apuros”, e logo de seguida o primeiro momento de poesia com o Virgílio a recitar um poema de Augusto Branco, “No teatro”.
clip_image025
Seguiu-se um fantástico momento musical com a banda NSG (Non Stress Generation-Geração sem stress), que inclui 2 jovens da nossa freguesia: a Stephanie Marques e o Carlos Dinis Vieira que durante 1 hora, puseram os nossos conterrâneos a “abanar o capacete”. Teve a nossa Associação o privilégio de apresentar à nossa comunidade, este grupo de corajosos jovens. Desejamos o maior sucesso no futuro. Depois o Virgílio recitou um poema da sua autoria sobre o valor da amizade: “Hino aos meus amigos”. O espaço de “Conta histórias”, serviu para o Virgílio “descascar o palco”, explicando ao público toda a mecânica e funcionamento dentro e fora de cena, e que normalmente o público não vê. Seguiu-se, mais um momento de teatro com um pequeno texto da autoria da Cidalina Branco Lameiro: “Consulta rápida”. Depois procedeu-se ao sorteio dos prémios em exibição no local derivado da venda de rifas. Finalmente cantou-se o hino da Associação. A Direcção, agradece a todos os nossos conterrâneos o apoio e o carinho demonstrado, à Junta de Freguesia e a todos quantos participaram e ajudaram anonimamente a erguer este evento, que pela aceitação do público será para repetir anualmente.
I BTT Rota da Mamoa
Os” Agarrados ao BTT Clube” estão a organizar um evento desportivo, tendo em vista a promoção do desporto na nossa região.
Trata-se da "I BTT Rota da Mamoa". Com um percurso aproximado de 50 Km, que passa pelas localidades da Póvoa do Valado, Mamodeiro, S. Bento, Perajorge, Requeixo e Carregal, e como ponto passagem obrigatório a tão cobiçada MAMOA em Mamodeiro. Quem não se lembra de ouvir falar neste monumento, que há muito foi esquecido pela população, mas que deu muito que falar sobretudo por aqueles que seguiam as placas que outrora estavam junto à N235 e davam em "lado nenhum".
Os Agarrados ao BTT, com o apoio da Junta de Freguesia de Nª Sª de Fátima e de alguns amigos foram em busca da famosa Mamoa. Encontrámos um local hermo e cheio de vegetação a ocupar os meandros das escavações que ali caíram no esquecimento.
Pois bem... MÃOS À OBRA e o local estará (à data da Prova, 19 de Junho de 2011) novamente visitável e acessível à população.
A organização conta já com o apoio da Associação Recreativa e Cultural da Barroca (para a partida e banhos), algumas entidades e empresas, e espera fazer neste dia um grande convívio para todos os participantes, bem como para os familiares e amigos, pois haverá um almoço e atividades para os mais pequenitos!
Para mais informações poderão consultar a página da organização em:www.agarradosaobtt.blogspot.com, mas avançamos já com algumas informações importantes:
Secretariado:
Local: Campo de Futebol A.R.C. Barroca (Nª Sª de Fátima)
Horário: Dia 18 de Junho (sábado): 15h00 às 20h00
Dia 19 de Junho (domingo): 7h00 às 9h00
Partida:
Local: Campo de Futebol A.R.C Barroca
Briefing: 09h00m
Horário da partida: 09h30m
Chegada
Local: Largo da Junta de freguesia / Igreja de Nossa Senhora de Fátima
O controlo final de chegada encerra às 15h30m
Primeiro passeio BTT de Nariz
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) com os apoios da Junta de Freguesia de Nariz e da Padaria Largo de Nariz, organizou, no Sábado, dia 2 de Abril, o I Passeio TT para Motos “2 rodas” e “4 rodas”.
Para esta actividade salutar e de convívio, a organização preparou o seguinte programa:
08H00 – Concentração no Campo de Futebol do Porto de Ílhavo.
08H30 – Abertura do Secretariado.
09H00 – Início do Passeio.
10H30 – Intervalo para Pequeno-almoço.
13H00 – Almoço.
15H00 – Gincana no Campo de Futebol do Porto de Ílhavo.
A fazer melhor que em 2009-2010
AD Nariz ganha mais pontos fora de casa
clip_image027
A Associação Desportiva de Nariz (ADN) apesar de ocupar o antepenúltimo lugar da tabela classificativa no Campeonato Distrital da 2.ª divisão (série B), está a fazer um campeonato (muito) melhor que o da época passada, na qual se estreou em competições oficiais da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).
Contando, até ao momento, com três vitórias, todas fora de casa (é obra!), e quatro empates (três fora e um em casa), a equipa de Nariz tem levado o nome da Freguesia a vários locais da Região, desde Águeda a Vagos, passando por Albergaria-a-Velha e Ílhavo.
O pouco público que tem acorrido aos jogos da equipa no Campo Desportivo do Porto de Ílhavo, não tem sido o verdadeiro "12.º jogador " que falta para trazer mais vitórias, sobretudo em casa. Certamente que a sua presença galvanizaria os nossos rapazes para mais pontos e mais espectáculo.
Ainda faltam nove jogos, cinco em casa, sendo dois "deles "derbys" (ADNariz - ADCSosense, dia 01.05.2011 e ADNariz - ADRequeixo, dia 12.06.2011, última jornada).
- Vamos TODOS APOIAR a EQUIPA de todos os narienses. "Nariz Olé Olé!"
Mário PC Martins
































































































































Sem comentários: