quarta-feira, setembro 24, 2008

jnnf, ano XLII, nº 387 (Agosto-Setembro 2008)

Página 1 (versão papel)

Editorial
Novo ano pastoral

Plano Diocesano de Pastoral Caríssimos Diocesanos, Irmãos e Irmãs em Cristo,
O caminho percorrido ao longo dos anos e a experiência pastoral vivida mais recentemente dizem-nos que em pastoral nada se deve fazer sem metas, objectivos e programação. Nesse sentido venho convidar os presbíteros, diáconos, religiosos (as) e leigos (as) para o já habitual Encontro Diocesano a realizar no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, às 15 horas do próximo dia 5 de Outubro, em que se apresentará à Diocese o Plano de Pastoral, sua metodologia, conteúdos, propostas, etapas e objectivos. Celebra a Igreja de Aveiro setenta anos da sua restauração. Perspectivamos no horizonte próximo a celebração do Jubileu dos setenta e cinco anos. Retomaremos ao longo destes cinco anos um ritmo sinodal desenvolvendo um Plano Pastoral delineado para este quinquénio e preparando a Missão Jubilar Diocesana que desde já se anuncia. O plano de Pastoral 2008-2013 abre assim o nosso horizonte de trabalho eclesial a uma nova perspectiva que, como escrevi na carta aos Presbíteros a 12 de Maio, dia de Santa Joana Princesa, Padroeira da Diocese, “alargue a duração dos habituais planos anuais, retome o ritmo, a pedagogia e os conteúdos sinodais, integre propostas e iniciativas de comunhão com toda a Igreja e oriente para a celebração dos setenta e cinco anos da restauração da Diocese em 2012-2013”. Neste percurso, como então referi, “todos somos necessários e todos devemos estar envolvidos, integrando, reunindo, coordenando e optimizando a generosidade e o testemunho de vida e de fé das pessoas e tanto de bem que os Secretariados diocesanos e os Movimentos apostólicos realizam na nossa Diocese e por ela no mundo do nosso tempo”. Este envolvimento supõe que cada um individualmente e todos nos grupos, movimentos apostólicos e comunidades cristãs de que fazem parte cultivem aquelas disposições fundamentais que, sendo dons do Espírito Santo, são simultaneamente virtudes humanas, fruto saboroso do esforço constante e generoso. O próximo quinquénio pastoral tem a esperança como motor e força propulsora das atitudes a cultivar e dos programas a realizar. Ela surge como presença irradiante da renovação que se deseja e do serviço aos mais pobres que se prossegue, em 2008-2009; como “irmã gémea” da fé que germina e educa para atitudes responsáveis, em 2009-2010; como suporte da virtude e fruto da oração que se cultiva, em 2010-2011; como “sopro novo” do Espírito que gera, alimenta e confirma a fidelidade e a fraternidade das famílias, em 2010-2011; como rosto de bondade, proximidade e abertura ao futuro que se expressa na celebração festiva, na convivência solidária, no testemunho irradiante no Mãe de Deus e Mãe da Igreja, a “Estrela da Esperança”, como o Santo Padre Bento XVI ainda há dias, no santuário de Lourdes, a invocava. Imploremos a intercessão e a bênção de Santa Joana Princesa, nossa Padroeira, para que saibamos com a sua ajuda e o seu exemplo cumprir o belo lema da nossa Igreja diocesana. “Amar a Deus é servir”. Saúdo-vos na alegria e na gratidão.
+ António Francisco dos Santos Bispo de Aveiro

D. MANUEL DE ALMEIDA TRINDADE (1918-2008)


D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo Emérito de Aveiro, faleceu na tarde desta terça-feira, em Coimbra, aos 90 anos.
O funeral teve lugar no dia 7, na Sé de Aveiro. No mesmo dia, as exéquias foram também celebradas na Sé Nova de Coimbra, às 11h00. Foi sepultado no cemitério Central de Aveiro.
D. Manuel Almeida Trindade, 90 anos de vida
Se compararmos a vida a uma maratona, D. Manuel de Almeida Trindade estava a entrar na recta final para o centenário do seu nascimento. Completou 90 anos de vida no dia 20 de Abril. O seu natal foi em Monsanto, mas saiu de lá com apenas três anos de idade. No livro «Memórias de um bispo», da autoria de D. Manuel de Almeida Trindade, realça que “ficou-me na memória a configuração do penhasco recortado no horizonte azul do céu, e também a de alguns ciclópicos que eu avistava da janela da nossa casa”.
Monsanto viu nascer o bispo emérito de Aveiro e o Seminário de Coimbra soube acolhê-lo no primeiro mês da década de trinta: primeiro como seminarista e depois vice-reitor daquela instituição. “Estava eu a passar tranquilamente as férias na minha aldeia de Famalicão, quando, no princípio de Setembro de 1941, o correio me trouxe uma carta de Coimbra” – refere na obra citada. Dentro do envelope vinha um simples cartão de visita com estas palavras: «O bispo de Coimbra vem dizer que se prepare para assumir a direcção do Seminário Maior, no próximo ano lectivo».
Como era um jovem sacerdote, pensou que havia um engano no endereço. Depois de falar com D. António Antunes – na altura bispo de Coimbra – caiu-lhe “o coração aos pés” e invocou todas as razões “para dissuadir o meu bispo”. Não conseguiu... e recebeu vários pedidos para que aceitasse a vice-reitoria do Seminário. Coimbra viu nascer um verdadeiro pastor e um orientador de vocações.
A sua fama ultrapassou os muros do seminário e a Faculdade de Letras de Coimbra convida-o para leccionar a cadeira «Origens do Cristianismo». “Creio que nessa altura, pelo que havia dito ou escrito, já se podia conhecer a feição do meu espírito. Sabiam quem eu era, e que não iria impor a ninguém o que penso sobre o cristianismo” – escreve na obra «Memórias de um bispo». A universidade marcou-o e D. Manuel de Almeida Trindade deixou o seu cunho pessoal naquela escola secular.
Dois anos depois (1962), D. Manuel de Almeida Trindade estava de férias no Algarve e recebe uma carta da Nunciatura. Teve medo de se trair e foi para uma açoteia abrir a correspondência. Foi naquele terraço, “sem que ninguém visse as cores por que passou o meu rosto, que eu soube que o Papa João XXIII me queria bispo de Aveiro”. Naquela noite de Verão deixou o Algarve e deslocou-se a Lisboa. “Não consegui dormir. Nunca sou capaz de dormir num comboio ou mesmo num avião”. No entanto, naquela noite existia um motivo especial para se manter acordado. “Pensei e rezei toda a noite”. Em breve seria bispo de Aveiro.
Quando a diocese da ria foi restaurada foi-lhe dada a hipótese de optar por Coimbra ou Aveiro, “ao contrário dos outros padres ou seminaristas, a quem era imposta a diocese de origem”. Optou por Coimbra. “Agora vinha a hora de dar a Aveiro a parte que lhe pertencia” – recorda.
Nesse mesmo ano desloca-se para o Vaticano a fim de participar no II Concílio do Vaticano. A cidade não lhe era desconhecida porque estudou lá. A participação neste encontro magno da Igreja foi uma espécie de noviciado episcopal. “Tomar parte num Concílio Ecuménico é um privilégio que nem a todos os bispos é dado a usufruir” – escreveu nas memórias.
Na festa da Imaculada Conceição desse ano recebeu a sagração episcopal na Sé Nova de Aveiro. Aí pastoreou durante muitos anos e imprimiu um cunho pessoal. “Há homens que se gabam de nunca terem chorado diante de uma dificuldade; eu não posso dizer o mesmo” porque “fui chamado a servir a Igreja num período difícil”.
Para compreender os trabalhos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) é fundamental visitar a obra «Memórias de um bispo». Aí, D. Manuel de Almeida Trindade mostra ao leitor os primórdios da CEP e a colegialidade episcopal. Foi durante três mandatos presidente deste organismo e deixa registos para a história da Igreja portuguesa nas últimas décadas do século XX.
Algumas semanas depois de ter sido ordenado bispo, D. Manuel de Almeida Trindade escreve na obra citada que recebeu uma carta do seu pai. Esta dizia: “Meu filho: até agora tens sido tu a pedir a minha bênção. Daqui em diante vamos inverter as coisas: não serás tu a pedir a minha bênção, mas eu a pedir a tua”. Quando leu a missiva paternal, “as lágrimas rebentaram-me os olhos”. E acrescenta: “meu pai compreendera o que eu passara a ser. E dado que a terra onde ele vivia pertencia à diocese que eu ia pastorear, eu passava a ser bispo de meu pai. Ele entendia estas coisas. Meu pai era um contemplativo”.
(Luís Filipe Santos, AE)


Página 2 (versão papel)
MOVIMENTO PAROQUIAL

Fátima

Falecimentos






Rosa Fernandes da Silva, viúva, da Póvoa do Valado. Faleceu, aos 88 anos (nasceu em 6 de Março de 1920), no dia 7 de Junho.







Helena Ferreira Carvalho, de 92 anos, viúva do Sr. Miguel Magalhães, de Mamodeiro, foi a sepultar no dia 29 de Julho de 2008.







Ilda de Oliveira Cardoso, de 86 anos, da Póvoa do Valado. Faleceu no dia 29 de Julho de 2008.






Leonel dos Santos, de Mamodeiro, nascido em 28 de Agosto de 1937. Faleceu no dia 3 de Agosto, com 71 anos.





Manuel dos Santos Macedo, de 69 anos, natural da Póvoa do Valado, casado com Maria Amélia Chaves Pereira Macedo, foi a sepultar no dia 21 de Agosto.

NARIZ
BAPTISMOS
- No dia 27 de Julho, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial Yasmin Figueiredo da Silva, filha de Rui Miguel Marques da Silva e de Lúcia da Conceição da Silva, residentes em Yersey (Inglaterra), mas ligados intimamente a Nariz por razões familiares. Foi madrinha Joana Micaela Fernandes de Castro.
- No dia 3 de Agosto, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial João Miguel da Costa Duarte, filho de José Carlos Fontes Duarte e de Patrícia Barreto da Costa Duarte, residentes no Largo da Igreja, 2, em Nariz. Foi padrinho João Carlos Silva Nunes.

- No dia 10 de Agosto, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial Tatiana Sofia Silva Ferreira, filha de Joaquim Manuel da Graça Ferreira e de Carina Simões da Silva, residentes na Rua Direita, 296, em Verba. Foi madrinha Joana Rita Simões Fonseca.
- No dia 7 de Setembro, recebeu o sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial André Filipe Fernandes Dunas, filho de Rodrigo Manuel Lopes Dunas e de Isabel Pereira Fernandes, residentes na Rua Professor Belarmino Nunes, 55, em Nariz. Foi padrinho Vítor Manuel Lopes Dunas
Aos pais e padrinhos e, em especial, à Yasmin, ao João Miguel, à Tatiana e ao André Filipe e ao Gonçalo, Notícias de Nariz e Fátima deseja muitas felicidades e muitos anos de vida cristã.

CASAMENTOS
- No dia 26 de Julho, na Igreja Paroquial, contraíram Matrimónio Roberto Miguel Ferreira Vasques, de 33 anos, natural de Montbéliard (Doubs – França), residente em Rua do Vale, em Valongo do Vouga, filho de Fernando Augusto Vasques e D. Maria Simões Ferreira, e Cristina Maria Nunes Dias, de 36 anos, natural de Nariz, residente na Rua da Barreira Branca, em Nariz, filha de Celestino da Costa Dias e D. Maria da Conceição de Oliveira Nunes Dias.

Ao jovem casal, que reside já em Nariz, na sua casa nova, Notícias de Nariz e Fátima deseja muitas felicidades!
- No dia 16 de Julho, na Igreja Paroquial, contraíram Matrimónio Paulo Jorge de Almeida Silva, de 33 anos, natural de Ariz, concelho de Moimenta da Beira, residente em Rue des Places – Saint Benoît sur Loire (França), filho de António da Cruz da Silva e D. Marília Gomes de Almeida, e Christelle Duarte de Oliveira, de 21 anos, natural de Gien, concelho de Loiret (França), residente em Rue des Places – Saint Benoît sur Loire (França), filha de Henrique Fonseca de Oliveira e D. Maria do Céu Duarte da Pedra.
Ao jovem casal, que reside em França, mas com laços afectivos à Vessada, Notícias de Nariz e Fátima deseja muitas felicidades!

FALECIMENTOS





No dia 19 de Julho, faleceu D. Maria dos Anjos Ferreira Marques da Pedra, de 71 anos de idade, casada com José Marques Ferreira. Natural de Nariz, era filha de Joaquim Marques da Pedra e de Júlia Tavares, e mãe de Maria Gorette Marques Ferreira, Emanuel Marques Ferreira, Silvina Marques Ferreira e Armando Marques Ferreira. Residia no Beca da Areia, no Ramalheiro – Vessada.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.

No dia 26 de Julho, faleceu Manuel Pereira dos Santos, de 97 anos de idade, viúvo de Miquelina de Sousa. Natural da Vessada, era filho de Carlos Dias Pereira e de Maria dos Santos, e pai de D. Maria Alice Sousa Pereira, Manuel Sousa Pereira e Velariano Sousa Pereira. Residia (habitualmente) na Rua Principal, 401, na Vessada.
Depois do desaparecimento ainda recente da saudosa e centenária Ti Etelvina, o “Tio Salsa” - como sempre foi carinhosamente conhecido entre familiares e amigos -, passou a ser a pessoa mais velha da nossa Freguesia. Apesar de respeitosa idade, nada fazia prever o seu desaparecimento fatal tão rápido.
Homem bom e educado, trabalhador sério e respeitado, o “Salsa” contagiava todos pela sua alegria e boa disposição. Todos quantos com ele privaram guardam isso no seu íntimo! Descanse em Paz, “Tio Salsa”!

O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultado no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.






No dia 11 de Setembro, faleceu D. Emília Anunciação da Costa, de 92 anos de idade, viúva de José Domingos Pereira
Natural de Nariz, era filha de Abílio da Costa e de Anunciação Rosa, e mãe de D. Maria de Lurdes da Costa Pereira, D. Clélia da Costa Pereira e D. Rosa Maria da Costa Pereira. Residia no Largo do Cruzeiro, 11, em Nariz.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.







No dia 15 de Setembro, faleceu Jorge da Silva Almeida, de 50 anos de idade. Natural de Troviscal residia na Rua Silvestre Cunha, em Nariz, com D. Natália Santos.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Troviscal, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial daquela Freguesia.








No dia 18 de Setembro, faleceu D. Rosa Vieira da Rocha, de 85 anos de idade, casada com Arnaldo Nunes Belém.
Natural de Nariz, era filha de Silvestre Joaquim da Rocha e de Joana Vieira, e mãe de D. Rosa Mercedes Vieira Belém e de D. Ortélia Vieira Belém. Residia na Rua Professor Belarmino Nunes, em Nariz.
O seu funeral realizou-se no dia seguinte, na Igreja de Nariz, tendo sido depois sepultada no cemitério paroquial da Freguesia de Nariz.
Às famílias enlutadas, Notícias de Nariz e Fátima apresenta sentidas condolências.


FESTA DE S.PEDRO – Nariz 2008
Receita: 2. 794,47 EUR
Despesa: 2. 241, 84 EUR
SALDO: 552,63 EUR

NOTA: nas despesas está incluído donativo à Comissão da arcada e 4 opas novas com respectivo bordado.
Contas da Festa de Santa Teresinha 2007
Receitas
Peditório ----------- 6.436.17 €
Outros Eventos— 14.915.97 €
Total das Receitas ---------- 21.352.14 €
Despesas
Conjuntos----------- 9.700.00 €
Outras Despesas--- 3.605.00 €
Variada-------------- 7.142.64 €
Flores Capela------- 145.00 €
Total das Despesas---------- 20.592.64 €

SALDO POSITIVO DE ---- 759.50

Foi investido em duas Lanternas e uma Cruz, no valor de 648 €, tendo ainda assim um saldo positivo de 111.50 €, o qual foi entregue à Fábrica da Igreja.
Mordomia- Ana Ferreira -- Emanuel Salvador-- Melissa Ferreira-- Sandra Oliveira-- Tiago Granjeia


Amigos do Jornal
Nariz
Valdemar Magalhães 20,00
Manuel Oliveira Martins 5,00
Augusta Caiado da Cunha 20,00

Mamodeiro:
Fernado Branquinho Dias 10,00
Rosa do Leonel 10,00
Rosa do Ercilio 10,00
Augusto Marques Branco 20,00
Bento Vieira Carvalho Silva 10,00
Póvoa do Valado:

Célia Oliveira 5,00
Olimpia 10,00
Carlos Cação 15,00
Irene Cação 10,00

Página 3 (versão papel)
A vontade…


Quero oferecer uma flor
A quem me ofereceu a vida…
Lavar nas ondas do mar o que não é futuro.
Esquecer o passado
Sem ficar esquecida!

Apetece-me pedir a Jesus
Que se está que apareça,
Para que eu possa descobrir
Qual a grandeza de reacção.

Quero sempre navegar na sua luz
Perseguindo uma das estrelas de cada nação!
Apetece-me tanta coisa e coisa alguma.
Quero muita coisa e coisa nenhuma.

Porque o simples da vida é para ser vivido
E a vivência da vida para fazer sentido!

Quero ouvir dizer
O que gritam os olhos que me rodeiam.
Quero encarar o valor
Que ganhei perante o medo.

Orgulhar-me de tudo
Sem que nada seja segredo!


Quero ser apenas EU
Em todos os dias da minha vida,
Quero que valha a pena dar-me
Sem que nada se perca logo de seguida.

Quero navegar neste grande mar
Enfrentando sempre os desafios para toda a vida!

Quero sorrir sempre
E com mais vontade,
Para que continuem a ver em mim
O espírito da resistência, alegria e verdade!

“Porque ter problemas na vida é inevitável,
Mas ser derrotado por eles é opcional!”
Ninoska Barros


ROSTO DIGITAL DA IGREJA ESTÁ EM MUDANÇA
JORNADAS NACIONAIS DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS CHEGARAM AO FIM EM FÁTIMA COM O DESAFIO DA «PLURALIDADE DE RESPOSTAS»
A mudança provocada pela crescente influência da Internet nas sociedades actuais está a levar a Igreja a procurar apresentar-se com um novo “rosto digital”, desde o plano institucional às presenças de carácter mais pessoal e intimista.
O tema do “Evangelho Digital” esteve em debate entre 25 e 26 de Setembro nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, em Fátima, na presença de dezenas de participantes.
No último dia dos trabalhos, D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, destacou a "pluralidade" da presença católica na Internet, defendendo que a mesma deve ser respeitada e mantida como uma "virtualidade", promovendo a aproximação e não uma "uniformização" de projectos.

O prelado indicou que “as possibilidades de recepção e transmissão da linguagem cresceram imensamente”, quase “sem tempo nem lugar”.
Para o Bispo do Porto há necessidade de “convivência real”, apesar de não se poder viver e conviver fora do mundo mediático. Neste contexto, o Evangelho também se digitaliza, permitindo levar esta mensagem “a pessoas que não frequentam as nossas assembleias”.
Num clima de “desconfiança cultural generalizada em relação às comunidades tradicionais e instituídas”, afirmou este responsável, a proposta cristã tem nos Media uma oportunidade de chegar a outros ouvintes, “menos afins”.
D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, tinha anteriormente deixado um apelo aos presentes para que fossem capazes de transformar em “linguagem de rua” as posições oficiais dos Bispos, assumindo que por vezes há um “retardar” e um excesso na “linguagem teórica”.
Este responsável apelou ainda à capacidade de “dar a cara” em nome da Igreja de todos os católicos, não esperando apenas pela tomada de posições oficiais da hierarquia.
O Pe. Manuel Morujão, novo Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, sublinhou que é a própria Igreja que não fala, muitas vezes, dos seus sites, nem convida a visitá-los, destacando a quase completa ausência de referência ao tema da Internet nas homilias dos sacerdotes do nosso país, por exemplo.
Presença concreta
Na Sexta-feira, um painel abordou a presença da Igreja no digital, com várias experiências realizadas em diversos âmbitos. O Pe. Filipe Martins, jesuíta, falou do projecto «Essejota.net», com o qual se tenta chegar a gente “nas margens da Igreja” através de propostas “muito abertas”, que vão da poesia à fotografia, para além das reflexões espirituais, da música e do cinema.
Luís Gonzaga, fundador do portal «Paroquias.org», falou desta iniciativa criada por leigos, com a missão de “evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação”, que inclui, além de secções de informação ou espiritualidade, um fórum de opinião sobre diversos temas da vida católica.
O Pe. Marcelino Ferreira, do projecto interparoquial «Paroquiasdebraga.org», destacou o potencial da Internet para promover a “comunhão”, “conhecer, dar-se a conhecer, informar, evangelizar e dialogar”.
Samuel Mendonça, responsável pelo portal da Diocese do Algarve («Diocese-algarve.pt»), disse que este é parte de um “projecto mais alargado”, a Sul do país, o RIDISC – Rede Informática para Dioceses e Instituições Sócio-culturais («Ridisc.org»), no sentido de dotar a Igreja de um conjunto de ferramentas informáticas: portal diocesano, programa de gestão diocesano e programa de gestão paroquial.
Neste dia de trabalhos, Roberto Carneiro apresentou um estudo relacionado com as expectativas de mudança na Internet, indicando que a maior alteração acontecerá na área da organização e publicação das notícias, sendo que o menor impacto acontece precisamente na área da religião.
Falar com a Internet
Antes, numa mesa-redonda sobre o tema “O religioso feito em Net”, Octávio Carmo, da Agência ECCLESIA, destacou a importância de não haver hesitações quando se trata de colocar a Igreja online, com uma linguagem e imagem adequadas a este mundo.
Considerando que – apesar da heterogeneidade de presenças na Web – Portugal tem vários sites religiosos ao nível dos melhores, nos países de tradição católica, o jornalista alertou para a necessidade de superar um discurso “fatalista, de queixume e preconceito” e procurar uma linguagem “simples, directa e limpa”, que seja compreensível por católicos e não-católicos.
Pedro Leal, da Rádio Renascença, falou de uma “revolução em curso”, frisando que “a dispersão perturba a escolha”, pelo que é necessário dar cada vez mais respostas no mesmo espaço. Neste sentido, apresentou a diversificação crescente dos conteúdos oferecidos pela página da RR.
José António Santos, da Lusa, defendeu por seu turno que “a Igreja tem hoje uma presença muito expressiva, diria mesmo uma presença marcante na Internet”, destacando dos sinais visíveis de “boa presença” católica no mundo virtual.

Página 4 (versão papel)

PE ARTUR PARTIU PARA A CASA DO PAI, HÁ ANO!


Em meados de Agosto as várias comunidades que o Pe Artur serviu, como
Pároco, reuniram-se para evocar a sua memória e dar graças a Deus pelos
dons recebidos por intermédio deste homem que tudo fez para “unir como
fazem as pontes”!
Notícias de Nariz e Fátima presta uma singela homenagem ao seu fundador. Porém,
pensamos, a Direcção do jornal, que poderíamos ser mais ousados. Nos
tempos que se aproximam e que convidam ao recolhimento, ao conforto da
família e dos amigos (porque não?) seria interessante recuperar um
pouco do que nos une através de pessoas simples, trabalhadoras,… o Pe
Artur fez com que fizéssemos muito. Incentivou-nos a ir mais longe. E
se criássemos algo que fizesse perdurar na memória esta matriz das
nossas comunidades (uma exposição, umas jornadas de reflexão, um prémio
aos alunos das nossas escolas,…)?!


Catequese paroquial

www.catequeseparoquial.net
Em plena época de início das catequeses paroquiais, esta semana apresento um sítio que irá servir de apoio aos catequistas durante todo o ano. Iremos aqui encontrar uma quantidade enorme de subsídios, que contribuirão certamente, para uma melhoria significativa na apresentação e desenvolvimento dos temas propostos para os diferentes anos catequéticos. É pois um espaço de partilha entre catequistas, funcionando quase como um repositório de textos e apresentações multimédia.
Logo na página inicial, encontramos alguns pequenos destaques para artigos sobre catequese. No item "catequese", temos poderosos documentos respeitantes aos 10 anos do itinerário, abordando temáticas adequadas a cada etapa. Se pretendemos numa reunião de pais, abordar a questão - para que serve a catequese - podemos perfeitamente obter um esquema apropriado em "reuniões de pais". Na opção "catequistas" são apresentados os temas que irão contribuir para uma melhor formação do agente que promove e orienta a catequese, desde como preparar uma catequese passando pela pedagogia e perfil do catequista. A catequese de adultos também não foi esquecida, assim sendo podemos obter informações em "adultos". Em "dinâmicas", encontra-se ao nosso dispor várias formas de desenvolvermos e explanarmos um tema na catequese. Por último, destaco somente a ideia do blog, que apesar de estar desactualizado, na sua criação podemos perceber que a função pretendida era a de permanecer em contacto mais directo e regular com todos os visitantes.
Fica então a sugestão para que guardem este sítio e o divulguem. Pois, quem organiza reuniões de pais, sessões de catequese, espaços de oração; desenvolve dinâmicas e jogos de grupo… pode disponibilizá-lo para todos os restantes colegas catequistas e colocá-lo em comum aqui, para enriquecimento dos outros, contribuindo para um melhoramento desta ideia bastante interessante.
Fernando Cassola Marques

Sem comentários: